A leitura em ambiente digital: Transliteracias da comunicação

Tese de Doutoramento de Fernanda Bonacho sobre literatura electrónica, com análise da ficção digital de Kate Pullinger, o trabalho de poesia hipertextual e hipermédia de Rui Torres e os livros digitais da equipa da Biblioteca de Livros Digitais, coordenada por Carlos Correia. [Ligação]


Descrição > Autor: BONACHO, Fernanda | Título: A leitura em ambiente digital: Transliteracias da comunicação | Tese de Doutoramento em Ciências da Comunicação, especialidade Comunicação e Linguagem. Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, 2013 | Nota: Inclui capítulo “Sentidos e desvios da poesia generativa” com análise de 8 brincadeiras para Salette Tavares; Mar de Sophia; e Amor-Mundo ou a vida, esse sonho triste.


Resumo > A literatura é um elemento de cultura que, ao longo dos tempos, se relacionou com a textualidade e os seus aparatos tecnológicos de forma lenta, mas profunda. Cada dispositivo que lhe deu abrigo (vozes, papiros, volumosas encadernações, livros de bolso, livros electrónicos ou tablets) alterou não só a forma de leitura mas, principalmente, a nossa própria relação com o conhecimento e com o mundo. No momento em que os hábitos de leitura se modificam de forma drástica, a utilização das novas tecnologias audiovisuais e multimédia no texto traduz inovações estéticas que tornam a leitura uma experiência complexa, não linear e cada vez mais sensível. Destacam-se dessa experiência sensível uma nova forma de comunicar com os meios tecnológicos e a necessidade de uma recontextualização do leitor nos novos percursos da literacia/transliteracia. Desde que o texto electrónico se tornou um espaço híbrido, onde se fabricam sentidos na exigência e volubilidade do mundo físico e virtual, o encontro com a literatura electrónica materializa na tessitura da escrita uma experiência interpretativa profundamente individualizada a cada instante de leitura online.


Ligação > http://run.unl.pt/handle/10362/10379


V(l)er tb >