Poéticas em ação. Lidemburgo Blues, Nome, Algorritmos

Poéticas em ação. Lidemburgo Blues, Nome, Algorritmos

Tese de doutoramento de Wagner Moreira sobre obras de Luis Carlos Patraquim, Arnaldo Antunes e E. M. de Melo e Castro. [Ligação para PDF]


Descrição > Autor: Wagner José Moreira | Título: Poéticas em ação. Lidemburgo Blues, Nome, Algorritmos | Data: 2005. Tese apresentada ao Programa de Pós-graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais como requisito para a obtenção do grau de Doutor em Literaturas de Língua Portuguesa, elaborado sob a orientação da Profa. Dra. Maria Nazareth Soares Fonseca.

Resumo > Esta tese reflete sobre o fazer poético contemporâneo através de três expressões da poesia: Lidemburgo Blues, de Luis Carlos Patraquim; Nome, de Arnaldo Antunes; e Algorritmos: infopoemas, de Melo e Castro. Ao pensar esse exprimir as ações e os procedimentos, busca-se evidenciar o espaço no qual a escrita artística aparece para afirmar o seu estado poético como construção. Por meio da linguagem verbal, da visual e da sonora, a tessitura artística se realiza enquanto processo capaz de evidenciar interações múltiplas e heterogêneas. Esse caráter de conectividade se revela como um procedimento fundamental dessa poesia. O tecido poético mostra-se fendido, uma vez que em sua constituição está presente a vacância. Tal fato aponta para um tensionamento do processo de referencialidade, o que será tratado por este estudo. Assim, verificar-se-á as relações da palavra que se dirige para o ausente como forma de realização poética. Também, procura-se abordar as implicações da escrita que se quer em movimento voltado para a ruína, o emblemático e a exuberância na produção de imagens. Além de abordar a trama poética que se estabelece como ciberescrita. Também se verá que as categorias do tempo e do eu indicam aspectos relevantes para a criação artística e sua expressão, desempenhando uma ação singular na construção do poético. Todos esses aspectos evidenciam a face dinâmica dessa poesia que se apresenta aberta a interações diversas.

Palavras-chave > Poesia contemporânea. Poesia de língua portuguesa. Literatura de língua portuguesa. Ruína. Emblema. Exuberância de imagens.


Ligação >

div class=”wp-block-file”>WagnerMoreira_PoeticasAcaoDownload