Ensino multimodal do português: uma proposta pedagógica a partir da obra experimental-digital de Rui Torres

Sandra Guerreiro Dias, Ensino multimodal do português: uma proposta pedagógica a partir da obra experimental-digital de Rui Torres

Artigo de Sandra Guerreiro Dias publicado na revista MatLit. [Resumo. Ligação]

Referência > Guerreiro Dias, S. (2020) Ensino multimodal do português: uma proposta pedagógica a partir da obra experimental-digital de Rui Torres, MATLIT: Materialidades da Literatura, 8(1), pp. 105-127. doi: 10.14195/2182-8830_8-1_6.

Resumo > A mudança de paradigma da cultura impressa para a cultura mediática digital pressupõe a adequação de um modelo pedagógico de formação linguística que contemple os desafios e a especificidade de uma materialidade comunicativa e linguística sustentada numa nova ecologia dos meios. Neste artigo, apresenta-se uma proposta pedagógica para as unidades curriculares de iniciação à linguística e aos estudos literários (Português I e II), lecionadas no âmbito do curso de Licenciatura em Ensino Básico, no Instituto Politécnico de Beja. Parte-se dos referenciais da Direção-Geral da Educação em articulação com princípios de análise dos Estudos Literários Digitais. A proposta tem como base a obra literária digital de Rui Torres, um dos autores recentemente integrados no Plano Nacional de Leitura (PNL).

Palavras-chave > pedagogia, língua materna, poesia digital, experimentalismo, Rui Torres

Ligação > https://doi.org/10.14195/2182-8830_8-1_6


V(l)er tb >