Salette Tavares, estética e pedagogia [Arte Teoria 23]

Arte Teoria 23

Número 23 da revista Arte Teoria (FBA-CIEVA) dedicado a Salette Tavares. [Descrição. Ligações]


Descrição >

Título: Arte Teoria, série II, nº23 (2019)
Outros títulos: Salette Tavares, estética e pedagogia
Autores: José Pereira, Rui Lopo, Fernando Estevens
Palavras-chave: Arte Teoria, Teorias da Arte, Periódicos, Estética, Pedagogia
Data: 2022
Editora: Centro de Investigação e de Estudos em Belas Artes, Faculdade de Belas-Artes, Universidade de Lisboa
URI: http://hdl.handle.net/10451/62854
ISSN: 1646-396X
Coleção: FBA-CIEBA: Revista Arte Teoria

Contém 21 ATLAS com “REPRODUÇÃO FOTOGRÁFICA DO INÉDITO (COLAGEM DE PAPEL DACTILOGRAFADO SOBRE CARTOLINA / 49,5X70CM) DE SALETTE TAVARES” (Daniel Pinheiro) e textos de Rui Lopo e José Carlos Pereira.


Excertos >

EDITORIAL, por Rui Lopo

“A Revista Arteteoria, que ora se apresenta, constitui o primeiro resultado de uma vasta investigação em curso sobre o espólio de Salette Tavares, que irá manifestar-se em vários números especiais. Este número apresenta o que designámos como Atlas, materiais didácticos criados expressamente como base de conferências, ou aulas de História de Arte, e que atestam uma faceta pedagógica que até aqui terá sido porventura desatendida, mas que nos parece crucial para o entendimento da Vida e Obra da autora do Lex Icon. ”

SALETTE TAVARES: DA “ESTÉTICA DAS FORMAS” À “DIALÉCTICA DAS FORMAS”, BASE DA SUA INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA (PARTE I), por José Carlos Pereira

“A intervenção pedagógica de Salette Tavares, considerada em sentido estrito, repartiu-se por conferências, artigos científicos e de imprensa, textos de catálogos, e também pela docência que exerceu na Sociedade Nacional de Belas Artes, no Museu de Arte Antiga e no AR.CO (Centro de Arte e Comunicação Visual).”