O encontro entre a poesia e as artes visuais: poesia experimental portuguesa, 1964-1974

O encontro entre a poesia e as artes visuais: poesia experimental portuguesa, 1964-1974

Tese de doutoramento de Maria João Lopes Fernandes defendida em 2018 na Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. [Resumo. Ligações]


Descrição > Autora: Maria João Lopes Fernandes | Orientadora: Cristina Azevedo Tavares | Tese defendida no dia 10 de abril de 2018 | URI > http://hdl.handle.net/10451/35098

Resumo > A poesia experimental portuguesa surgiu em 1964 com um grupo de poetas, que, reunido em torno do Caderno antológico da poesia experimental I, seguia de perto o movimento da poesia concreta brasileira e europeia. Em termos criativos, publicaram poemas concretos e visuais, realizaram exposições e happenings em colaboração com músicos e artistas plásticos. Em resposta ao desfasamento da crítica da altura, os poetas experimentais publicaram ainda textos teóricos com o objetivo de contextualizarem as suas experiências criativas, tendo defendido uma revalorização do barroco, ao encontrar paralelos criativos entre esta época histórica e a sua contemporânea. Ao existir um encontro entre a poesia e as artes visuais na poesia experimental portuguesa, esta expressão híbrida inseriu-se num fenómeno internacional, criando padrões literários, estéticos e artísticos diferentes dos estabelecidos, desmontando-os e produzindo poemas-objetos baseados na crescente comunicação visual. A tese analisa as atividades coletivas da poesia experimental portuguesa balizada no período de 1964-1974, incidindo na leitura visual dos poemas-objetos produzidos, procurando as suas características peculiares no panorama artístico e estético-literário. Foi tido em conta não só a influência da ditadura nestes primeiros dez anos de produções criativas, como também a criação pontes com grupos de semelhantes no estrangeiro. O núcleo reunido em torno dos Cadernos antológicos da poesia experimental (1964 e 1966), foi bastante heterogénio e nem todos os autores praticaram a experimentação verbo-visiva; foram por isso, abordados os vários experimentalismos e também individualmente as obras dos autores que mais insistiram no encontro entre a poesia e as artes visuais entre 1964-1974: António Aragão, Salette Tavares, E.M. de Melo e Castro, Ana Hatherly e Alberto Pimenta.

URI > http://hdl.handle.net/10451/35098


Abstract > Experimental poetry emerged in Portugal in 1964, with the issue of Caderno antológico da poesia experimental I by a group of poets who were following attentively the Brazilian and European concrete poetry movements. The group published concrete and visual poems, exhibited object-poems in art galleries and also organized happenings with musicians and visual artists. The Portuguese experimental poets published articles where they defended their experimental creativity as a gesture of dissatisfaction towards the incomprehension of the existing literary criticism. They also revalued the baroque, because they saw creative parallels between this historical era and their present day. In Portuguese experimental poetry there was a fruitful merging between poetry and the visual arts, which was developed in an international context of a new literary, aesthetic and artistic frame: the creation of object-poems based on their increasing visual communication. This thesis analyses the collective activities of the Portuguese experimental poetry between 1964 and 1974, focusing on the visual reading of the object-poems and investigating their characteristics in their literary and artistic context. For this analysis, we took into account the influence the dictatorship in Portugal, and the fact that they also built bridges with similar groups in other countries. The group of poets around the publication of Cadernos antológicos da poesia experimental (1964 and 1966) was very heterogeneous and not everyone practiced verbal-visual experimentation. Therefore, in this thesis we will scrutinize the various experimentalisms that occurred, and also the individual works of the poets whose encounter between poetry and the visual arts was more intense: António Aragão, Salette Tavares, E.M. de Melo e Castro, Ana Hatherly e Alberto Pimenta

URI > http://hdl.handle.net/10451/35098