Alternativas e proposições para uma experimentação sonora na arte contemporânea portuguesa pós 25 de Abril

Alternativas e proposições para uma experimentação sonora na arte contemporânea portuguesa pós 25 de Abril

Trabalho de projecto de Mestrado de Hugo Oliveira sobre acções artísticas decorridas em Portugal durante as décadas de 1960 e 1970. [Resumo. Ligação]


Descrição > Autor: Oliveira, Hugo Miguel da Costa | Título: Alternativas e proposições para uma experimentação sonora na arte contemporânea portuguesa pós 25 de Abril | Data: 2013 | Trabalho de projecto de Mestrado em Artes Musicais, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Universidade Nova de Lisboa.


Resumo > A presente pesquisa tem como contexto as acções artísticas decorridas em Portugal durante as décadas de 1960 e 1970. Visto ser um trabalho desenvolvido a partir da perspectiva de um artista visual, foi feita uma revisão dos conhecimentos relativos à arte contemporânea portuguesa e das referências que abriram caminho para a experimentação conceptual incluindo a sonora. Ao longo dos dois capítulos foram abordados alguns assuntos relativos ao tema, tais como o uso de novas tecnologias electrónicas e digitais, a interacção de diferentes áreas criativas e das suas ferramentas, a exposição Alternativa Zero de 1977, o trabalho curatorial de Ernesto de Sousa e o caso particular de E. M. de Melo e Castro com as suas propostas conceptuais, práticas e editoriais.


Ligação > http://hdl.handle.net/10362/10871