O acaso e a criação de novas estruturas reticulares

Revista Cibertextualidades, Nº 3, 2009

Neste estudo acerca do Acaso, Fabrizio Augusto Poltronieri estabelece ligações entre esse conceito e as estruturas encontradas das linguagens reticulares digitais, entre as quais AlletSator. [pdf]


Descrição > Autor: Poltronieri, Fabrizio Augusto | Título: O acaso e a criação de novas estruturas reticulares | Data de publicação: 2009 | Edições Universidade Fernando Pessoa | Revista Cibertextualidades. Porto. ISSN 1646-4435. 3 (2009) 189-205.


Resumo > O presente texto tem por objeto central de estudo o Acaso, buscando estabelecer ligações entre tal conceito e as estruturas encontradas nas linguagens reticulares digitais. O estudo parte da reflexão da semiótica peirciana acerca do modo de ser do Acaso, procurando identificar suas características e a importância do estabelecimento de jogos conceituais entre este e a reticularidade digital. Partindo da constatação de que o Acaso é elemento presente em todo fenômeno, por ser primeiro, estabelece-se uma relação de distribuição de qualidades nos sistemas hipermidiáticos. Procura-se desfazer a idéia destes como sistemas herméticos, fechados única e exclusivamente em seus códigos, buscando substituir esta idéia por um jogo estético propiciado pela atuação do Acaso. Por fim, é feita uma análise de um software que busca evidenciar tais ligações.


Ligação permanente > http://hdl.handle.net/10284/1352


V(l)er tb > AlletSator – Ópera Quântica, de Pedro Barbosa e Luís Carlos Petry