«As florestas não brotam, não se multiplicam, não suspiram»: ciberliteratura e educação ambiental

Artigo de Diogo Marques e Ana Gago publicado na revista do Plano Nacional de Leitura 2027. [Resumo. Ligação]


Descrição > MARQUES, Diogo e GAGO, Ana (2021). «As florestas não brotam, não se multiplicam, não suspiram»: ciberliteratura e educação ambiental. In: Entreler, 1. Plano Nacional de Leitura 2027. ISSN: 2184-8386. https://www.pnl2027.gov.pt/np4/entreler/entreler_florestas.html

Resumo > Partindo da exploração do potencial lúdico-pedagógico de processos combinatórios e permutacionais de escrileitura, no presente artigo propomo-nos discutir possíveis aplicações da ciberliteratura no âmbito do desenvolvimento de estratégias de educação ambiental, dentro e fora do campo de ação institucional. Através da análise do poema ciberliterário Árvore (2018), da autoria do investigador e poeta experimental Rui Torres, e da sua relação com práticas artivistas e hacktivistas, a ciberliteratura é colocada em diálogo com problemáticas como a sustentabilidade e a obsolescência tecnológica. Adicionalmente, será feita referência a outros exemplos de criações artístico-literárias (pós-)digitais, com impacto internacional, enquanto partes integrantes de um mesmo ecossistema, como About Trees (2015), da autoria de Katie Holten, DEFOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOREST (2017), da autoria de Joana Moll, e Amazon (2019), de Eugenio Tisselli. De forma a ilustrar a continuidade da Ciberliteratura no contexto alargado das práticas experimentais em Portugal, são ainda convocados alguns dos seus precursores, como Soneto Ecológico (2005), instalação de poesia ambiental, da autoria de Fernando Aguiar. Colocando em diálogo tradição e inovação, escrevem-se (e recombinam-se) vários caminhos de possibilidade a partir de/para a literatura digital, enquanto manifestação artístico-literária e enquanto ferramenta educativa, interventiva e mobilizadora.

Palavras-chave > ciberliteratura, artivismo, hacktivismo, educação ambiental, literacia digital

URL (texto completo em acesso aberto, ligação externa) > https://www.pnl2027.gov.pt/np4/entreler/entreler_florestas.html


“Entreler é uma revista digital de acesso livre e gratuito, com periodicidade anual, que tem como objetivo divulgar estudos e reflexões sobre a leitura, a escrita e a literacia, em todas as faixas etárias e nas suas múltiplas dimensões (educativa, literária, social, antropológica, …) e contextos (formal, informal e não formal), bem como projetos e atividades de promoção da leitura e formação de leitores. Dirige-se a mediadores, docentes, formadores, investigadores, bibliotecários, técnicos e a todos os que partilham o interesse pela leitura, pela escrita e pelas literacias.” (Fonte: https://pnl2027.gov.pt/np4/entreler.html)

Ficha técnica > Direção: Teresa Calçada | Edição: Plano Nacional de Leitura 2027 | Conselho Editorial: Carlos Vaz Marques, Patrícia Ávila e Elsa Conde | ISSN: 2184-8386.


V(l)er tb >