A aventura da ‘forma aberta’ em Salette Tavares

Artigo de Catherine Dumas sobre Salette Tavares, a partir de documentos inéditos sobre a criação artística da autora. [Ligação]


Descrição > DUMAS, Catherine. “A aventura da ‘forma aberta’ em Salette Tavares” / Catherine Dumas. In: Revista Colóquio/Letras. Ensaio, n.º 193, Set. 2016, p. 39-49.


Resumo > A partir de documentos inéditos sobre a criação artística, tirados do arquivo pessoal de Salette Tavares, notadamente o livro ‘A Dialéctica das Formas’, analisa-se o conceito de «forma aberta» segundo a artista. Síntese do livro inédito, considerado desde a exposição das fontes da «forma aberto» até à sua ativação na criação de Salette Tavares, em particular a Poesia Experimental e a narrativa inédita «Irrar». Análise de obras ulteriores, mais pormenorizadamente ‘Menez’ (1982). Ligadas com a «forma aberta» encontram-se expressões como «interior aberto» ou «vibrar aberto» para caracterizar a pintura de Menez. Faz-se também referência ao último poema de ‘O Fazer da Mão’ (1970) onde Salette Tavares desenvolve a sua filosofia da perceção que a leva a uma verdadeira ética aplicada ao «eu autor», ampliado pela sua própria abertura.


Ligação > http://coloquio.gulbenkian.pt