Ana Hatherly Plurinímica e Outros Ensaios

Ana Hatherly Plurinímica e Outros Ensaios

Livro de ensaios sobre Ana Hatherly da autoria de Ana Marques Gastão. [Sinopse. Ligações]


Dados >

Autora: Ana Marques Gastão
Título: Ana Hatherly Plurinímica e Outros Ensaios
Data: Dezembro de 2023
Editora: Sistema Solat (Chancela Documenta)
Capa: Desenho de Ana Hatherly
Acabamento: Brochado, com badanas
Formato: 14,5 x 20,5 cm
Páginas: 144 (a cores)
EAN: 9789898833792
Com o apoio da Cátedra Ana Hatherly.
URL: https://www.sistemasolar.pt/pt/produto/715/pt/ana-hatherly-plurinimica-e-outros-ensaios/ [Excertos disponíveis para leitura na plataforma ISSUU]


Capa >


Sinopse >

Talvez a sua obra possa ser entendida — não sem lhe atribuirmos uma certa vontade utópica na realização do possível — como uma poética do desejo, fulgurante, trágica, desconcertante.

Os ensaios reunidos neste livro constituem modos de aproximação diversos à obra de Ana Hatherly (1929-2015). No processo de compilação destes estudos, tornou-se evidente que o tema «futuro», enquanto rede explorada pelo pensamento, pela imaginação, pela escrita e pela arte, atravessa de modo constante o trajecto da poeta-pintora que marcou de modo indelével a literatura e as artes do século XX.

A experiência, a metamorfose e a plurinímia — adequada à (re)invenção em contraste com a noção de heteronímia — são alguns dos conceitos que ressaltam na análise do discurso cosmológico avançado pela escritora, impossível de se percorrer sem nos interrogarmos sobre o que é a imagem e a escrita.

Ana Hatherly reflecte, no seu percurso literário e artístico, sobre a condição humana, o tempo, a memória, o desejo, a ilusão, o desaparecimento. É uma trágica que ri, tendo como eixos da sua obra a transgressão e o furor do invento. Criou uma vasta máquina–imagem do mundo-máquina em velocidade intensíssima ainda hoje inclassificável.