Poesia digital: trajetória, poética e visualidade

Poesia digital: trajetória, poética e visualidade

Trabalho de Conclusão de Curso de Adriano Gabriel Buzello sobre poesia digital, com análise de obras de Antero de Alda, Arnaldo Antunes e Augusto de Campos. [Resumo. Ligação]


Descrição > Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de Bacharel no curso de Artes Visuais da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.

Resumo > O presente trabalho de conclusão de curso, visa compreender de que se constitui a poética e a visualidade no percurso criativo da poesia digital? Como é a poética na criação de uma obra de poesia digital. Quais ferramentas os artistas utilizam para construir. Em que meios ela pode se apresentar em quanto mídia digital e como se apresenta a sua interação com o espectador. A pesquisa mostra conceitos para fazer leituras de imagens dentro dos elementos morfológicos de uma leitura visual que se caracteriza pelo ponto, linha, plano, textura, cor e forma. A pesquisa bibliográfica contextualiza uma trajetória que inicia desde os primeiros nascimentos da poesia na antiga Grécia até os dias atuais de hoje da poesia digital. Uma breve discusão entre alguns conceitos relacionados a arte e poesia. E por fim, a realização de uma obra dentro dos conceitos do que é poesia digital e toda a sua poética.

Ligação > http://repositorio.unesc.net/handle/1/391