Ex-Press Letters

Ex-Press Letters

Livro de Fernando Aguiar publicado pela Timglaset Editions. [Sinopse. Imagens. Ligação]


Descrição > 120 páginas com 58 poemas visuais, impressão digital de alta qualidade em Multidesign fosco, 130 g / m2, papel FSC, encadernação perfeita. Formato 205×245 mm. Com banner transparente com nome do autor, título e informações impressas; pode perder-se.

Comprar > https://www.timglaset.com/produktsida/fernando-aguiar-ex-press-letters


Sinopse >

“EX-PRESS LETTERS” reúne um conjunto de obras visuais criadas em 1979, embora algumas tenham sido terminadas posteriormente, na primeira metade dos anos 80, e constituem uma variação de outra série que intitulei “Ensaios para uma nova expressão da escrita”, apresentando o mesmo conceito estrutural, com uma escrita assémica produzida com o recurso à “Letter-Press” e a fita adesiva, e organizada verticalmente, reportando à escrita oriental. 

No caso específico de “EX-PRESS LETTERS”, essa disposição foi mantida na maioria dos trabalhos, à qual se juntou a aguarela, mantendo-se as letras e os signos gráficos da “Letter-Press” e da “Letraset” como elementos preponderantes no resultado final.

O suporte para estes trabalhos, que sugeria, de imediato, a utilização da cor e uma composição estruturada da página, deveu-se ao facto do meu pai, colecionador de selos, comprar regularmente novos álbuns para as suas coleções, colocando de parte as folhas antigas, muitas vezes sem terem sido utilizadas, e que aproveitei para criar, com esses materiais de filatelia, os referidos poemas visuais. 

Mais de 35 anos depois, a Timglaset Editions, de Joakim Norling, publicou estes originais que se mantiveram inéditos, essencialmente por eu ter optado por desenvolver a série dos “Ensaios…”, que permitia criar trabalhos de maiores dimensões e também em diferentes suportes, para além do papel, e que têm sido amplamente reproduzidos e expostos ao longo dos anos. 

Em consonância com o editor, acordámos que esta edição teria características muito específicas: não tem título, nome do autor ou qualquer outra referência informativa. Contém apenas uma cinta em papel vegetal com essas informações. Se a cinta for perdida, não há qualquer possibilidade de identificar o livro…


Imagens >


[Agradecemos a Fernando Aguiar a autorização que permitiu disponibilizar estas imagens no Arquivo Digital da PO.EX]