Problema 15: A Educação pela Pedra

d1g1t0 indivíduo_coletivo, Problema 15: A Educação pela Pedra

Releitura ciberliterária de poema de de João Cabral de Melo Neto e problema de Aristóteles, por d1g1t0 indivíduo_coletivo. [Descrição. Ligações]


Descrição >

Nas comemorações do centenário do nascimento de João Cabral de Melo Neto, D1G1T0 – indivíduo coletivo propõe uma releitura ciberliterária do poema “A Educação pela Pedra” em tensão espiralar com o problema mecânico n.º 15 de Aristóteles (“sobre a esfericidade das pedras existentes junto à costa”).

Nesta apropriação plagiotrópica e (e-)material, o poema-cartilha abre-se ao diálogo com o problema-ensaio aristotélico, procurando captar uma voz inenfática, que flua e faça fluir, de fora para dentro e de dentro para fora, através do ritmo (mudo) das palavras.

Uma produção D1G1T0_indivíduo colectivo.

Composição plagiotrópica, elaborada com recurso a técnica de fold in, a partir das seguintes referências:
Aristóteles (2013). Problemas Mecânicos. Tradução de Rodolfo Lopes. In Obras Completas de Aristóteles. Coordenação de António Pedro Mesquita. Volume IX, Tomo III. Lisboa: INCM. P. 74.
Melo Neto, J. C. de (2011). A Educação pela Pedra e outros Poemas. Rio de Janeiro: Alfaguara, p. 207 [2008].

“Problema 15: A Educação pela Pedra” foi inicialmente desenvolvido e apresentado no âmbito do projeto “(DES)CONEXÃO: Laboratório de Alquimia Digital”, e posteriormente adaptado por ocasião do I Encontro Internacional de Poesia 100+1 anos de João Cabral de Melo Neto.

Agradecimentos: Bruno Ministro, Fabiane Borsato, Priscila Monteiro.


Try It LIVE > https://wreading-digits.com/problema-educacao/


Capturas de tela >

d1g1t0 indivíduo_coletivo, Problema 15: A Educação pela Pedra

d1g1t0 indivíduo_coletivo, Problema 15: A Educação pela Pedra