Os projectos que permitiram a criação do Arquivo Digital da PO.EX terminaram em Fevereiro de 2013. Com eles, terminou também o financiamento da FCT e da UE, o qual permitia contratação de serviços, recursos humanos (bolseiros, consultores), missões de disseminação. Enquanto novas formas de financiamento não surgem, a manutenção e gestão corrente deste Arquivo é garantida por Rui Torres, com o incondicional apoio, amizade e paciência dos autores aqui representados. (Obrigado!)
O po-ex.net faz parte do CELL-Consortium on Electronic Literature, da ELO-Electronic Literature Organization. O Consortium on Electronic Literature é uma iniciativa que tem como objectivo o desenvolvimento de parcerias entre organizações, universidades e editoras com o propósito de partilhar pesquisa na área de literatura electrónica. CELL resulta da necessidade de estabelecer comunicação cooperativa entre bases de dados dedicadas à literatura electrónica mundial. Numa palavra, o objectivo de CELL é a interoperabilidade.
Fazem parte da Rede CELL:
- ebr – Electronic Book Review
- ELMCIP – Electronic Literature as a Model of Creativity and Innovation in Practice
- Hermeneia – The Literary Studies and Digital Technologies Research Group
- I ♥ E-Poetry
- LIKUMED – LIteratur KUnst und neue MEDien
- NT2 – The Canadian Directory of Electronic Literatures
- PO.EX – PO.EX’70-80 – Digital Archive of Portuguese Experimental Literature
Representantes do po-ex.net no CELL:
- Conselho Editorial > Rui Torres (UFP) e Manuel Portela (FLUC)
- Delegado > Bruno Ministro (aluno do Programa de Doutoramento FCT em Materialidades da Literatura, FLUC)
- Conselho Técnico > José Manuel Torres (UFP)
- ELD Working Group > Daniela Côrtes Maduro
Este projecto conta com o apoio institucional do Gabinete de Apoio ao Desenvolvimento da Investigação da UFP.
E agora, José? > Agora estamos motivados para continuar. Por isso também, interessados em encontrar novas parcerias e formas de financiamento que possam garantir o desenvolvimento e manutenção deste Arquivo Digital.
Interessado em saber mais sobre este projecto? Leia algumas das recomendações, recensões e referências que vamos recebendo. Ou construa uma lista de todos os artigos aqui disponíveis com referências ao Arquivo PO.EX.