Pré/Pós – Declinações visuais do 25 de Abril [Museu de Serralves, Porto, 24-04 a 20-10-2024]

Pré/Pós - Declinações visuais do 25 de Abril

Exposição organizada e produzida pela Fundação de Serralves, com curadoria de Miguel von Hafe Pérez, com obras de vários poetas experimentais. [Descrição. Ligação. Roteiro da exposição]


Descrição >

Museu de Serralves 24 ABR 2024 – 20 OUT 2024

Pré/Pós – Declinações visuais do 25 de Abril é uma exposição que comemora os 50 anos da Revolução dos Cravos. Mais do que um simples gesto celebrativo, este projeto pretende investigar as tensões, as contradições e os movimentos paradoxais que marcam os períodos imediatamente anteriores e posteriores à Revolução. Num arco cronológico de 1970 a 1977, a exposição regista como o universo das artes refletiu as experiências e sentimentos que terão acompanhado o processo revolucionário e como este se desenvolveu entre o entusiasmo utópico e a apreensão contida.

Dando visibilidade a artistas e a obras pouco conhecidas no nosso contexto, esta é uma oportunidade única para pensar este período tão rico quanto conturbado da nossa história da arte, onde o manifesto político tanto pode assumir uma vertente mais panfletária, como afirmar-se através de obras de cariz mais conceptual enquanto suporte discursivo e formal das liberdades desejadas e atingidas. Nos mais de trezentos trabalhos expostos que abarcam meios tão variados como a pintura, a escultura, a fotografia, o filme, a gravura, a instalação, o cartaz e a edição de livros e revistas, sublinha-se a presença sísmica das múltiplas representações do corpo, muitas vezes trespassado por referências políticas desafiantes.

A exposição foi organizada e produzida pela Fundação de Serralves e tem curadoria de Miguel von Hafe Pérez.

Fonte: https://www.serralves.pt/ciclo-serralves/prepos-declinacoes-visuais-do-25-de-abril/


Roteiro da exposição (PDF externo) >