Narrativas do Eu, entre o público e o privado [Átrio da Biblioteca de Arte Gulbenkian, Lisboa, 11-10-2024 a 12-05-2025]

Narrativas do Eu, entre o público e o privado

Exposição de Livros de artistas mulheres na Coleção da Biblioteca de Arte. [Informações]


Inauguração: 10 de outubro, às 18h15. Mais info @ https://www.facebook.com/

Exposição: 11 out 2024 – 12 mai 2025 | 10:00 – 18:00 | Átrio Biblioteca de Arte Gulbenkian | Entrada livre (Sujeita à lotação do espaço) | Av. de Berna, 45A, 1067-001 Lisboa


Tendo como ponto de partida a Coleção de Livros de Artista e edição independente da Biblioteca de Arte, a exposição reflete a investigação desenvolvida no âmbito do projeto do IHA/NOVA SEED-Project | Narrativas do Eu em Livros de Artistas Mulheres.

Estabelecendo a ponte entre a História da Arte Contemporânea e os Estudos de Género, reflete sobre a forma como as práticas artísticas feministas na área dos livros e edições de artista contribuem para a emancipação das “subjetividades femininas”, dando particular ênfase a discursos heterodoxos autorretratísticos e autobiográficos.

A exposição tem a curadoria conjunta do centro de investigação IHA/NOVA, da Fundação Calouste Gulbenkian / Biblioteca de Arte e Arquivos e da Escola Superior de Artes e Design das Caldas / Laboratório de Investigação em Design e Artes.

Fonte: https://gulbenkian.pt/agenda/exposicao-narrativas-do-eu-entre-o-publico-e-o-privado/


Imagem: Livro de artista de Ângela Berlinde “Coração de índio”, 2020