Exposição “Abílio-José Santos. Revelação: Concretos e Visuais” [Fórum da Maia / Centr’Arte, 4-07 a 8-09-2019]

Natural da Maia, Abílio-José Santos (1926-1992) tem agora na sua cidade uma exposição que se completa em 3 momentos ao longo de 3 anos. [Informações]


4 de julho a 8 de setembro
Fórum da Maia / Centr’Arte
“ABÍLIO-JOSÉ SANTOS
REVELAÇÃO: CONCRETOS E VISUAIS”
Inauguração: 4 julho, 19h00


Abílio-José Santos. Revelação: Concretos e Visuais

Natural da Maia, Abílio-José Santos (1926-1992) foi poeta, desenhador e projectista. Este artista, com uma grande produção entre os anos 60 e 90, deixou-nos um vasto legado, o qual é revelado, agora, numa exposição que se completa em 3 momentos ao longo de 3 anos, acompanhando as Celebrações dos 500 Anos do Foral da Maia, nas galerias do Fórum.

A exposição “Revelação: Concretos e Visuais”, promovida pelo pelouro da Cultura da Maia, tem curadoria de Cláudia Melo e Rui Torres e pretende ser um primeiro momento de descoberta das propostas de poesia visual e concreta do artista.

Uma das atividades paralelas a desenvolver no âmbito da exposição “Revelação: Concretos e Visuais” é a apresentação de leituras e releituras de obras de Abílio-José Santos, propondo homenagear e expandir as poéticas experimentais do autor através de interpretações vocais e remediações digitais e eletrónicas. Intitulada “re:A-JS (deve ler-se reage-se)”, com curadoria de Rui Torres, Bruno Ministro e Diogo Marques, alguns textos de Abílio são interpretados por atores (Américo Rodrigues, Anabela Garcia, Nuno M Cardoso e Sandra Salomé) e outras obras concretas e visuais são recodificadas digitalmente, através de processos de animação, geração textual combinatória e instalações interativas (por Bruno Ministro, Diogo Marques, Luís Aly, Luís Leite, Luís Lucas Pereira, Marco Jerónimo, Rui Torres e wr3ad1ng d1g1t5).

A programação paralela contará também com uma exposição em mupis da cidade, uma oficina para crianças: “Experimentos Poéticos a partir da obra de Abílio-José Santos” orientada por Estela Rodrigues e Daniela Duarte, além de várias visitas guiadas às exposições.

Ficha técnica

Organização: Câmara Municipal da Maia – Pelouro da Cultura
Coordenação geral: Mário Nuno Neves
Coordenação Executiva: Sofia Barreiros
Curadoria: Cláudia Melo, Rui Torres
Consultadoria Científica: Rui Torres
Pesquisa Documental: Bruno de Carvalho
Montagens: Rui Menezes e Rui Pinto
Agradecimentos: Bruno de Carvalho e restante família de Abílio-José Santos

ABERTA AO PÚBLICO: de terça a domingo das 09h00 às 22h00

CONTACTOS: 22 940 86 43 | infocultura@cm-maia.pt

+ info @ https://www.facebook.com/culturamaia/posts/1982406575194572?__tn__=K-R


Página da exposição, com imagens, textos e ligações, disponível neste Arquivo Digital > Abílio-José Santos. Revelação: Concretos e Visuais

Ler biografia de Abílio-José Santos, por Bruno Ministro, e V(l)er obras do autor > https://po-ex.net/tag/abilio