Workshop «Pensar a Imagem Olhar o Texto» [Beja, 28 e 29-10-2022]

Workshop «Pensar a Imagem Olhar o Texto» [Beja, 28 e 29-10-2022]

Com Estela Rodrigues. [Flyers. Informações]


Organização:
Biblioteca Municipal de Beja
IPBeja
Rede Internacional de Bibliotecas Leitoras (RIUL)

ESEB/IPBEJA
28 OUTUBRO’22
SEXTA 10H30/12H30
Sem Inscrições

BIBLIOTECA MUNICIPAL DE BEJA – JOSÉ SARAMAGO
29 OUTUBRO’22
SÁBADO 10H30/12H30 – 14H00/17H00
Inscrições: 284311901 ou bibliotecamunicipaldebeja@gmail.com

Workshop «Pensar a Imagem Olhar o Texto» IPBeja e Biblioteca Municipal de Beja

www.cm-beja.pt
facebook.com/camaramunicipaldebeja
facebook.com/bibliotecamunicipaldebeja


Download PDF com Cartaz e Texto > https://po-ex.net/images/stories/ST2022/WorkshopEstelaRodrigues.pdf

SOBRE A MEDIADORA

Estela Rodrigues termina em 1978 o curso em Educação de Infância, em 1986 licencia-se em Estudos Portugueses na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, em 2008 realiza a dissertação de mestrado “A Emergência da Literacia em Contexto de Jardim de Infância” na área da Psicologia do Desenvolvimento e Educação da Criança na FPCE do Porto. Tem uma experiência profissional de vinte e sete anos enquanto educadora de infância, e de treze anos como formadora de educadores de infância na Escola do Magistério Primário do Porto, na Escola Superior de Educação do Porto e nas Universidades do Minho e de Aveiro. É autora de dois livros publicados pelas Edições Afrontamento: “Pensar a Imagem Olhar o Texto”, em 2019, e “Do outro Lado do Cerejal”, em 2021.

SOBRE O WORKSHOP

A exploração lúdica de palavras, lengalengas, poemas rítmico-formais e histórias são as formas mais comuns propostas em documentos de orientação curricular para a educação literária. Com este workshop pretendemos abordar géneros híbridos através de experiências poéticas e visuais em que texto e imagem se relacionam e organizam em diferentes suportes e, também, inspirar práticas narrativas de poetização do real a partir de diálogos criativos para a produção de composições escritas.

SOBRE SALETTE TAVARES

O ano de 2022 assinala o centenário do nascimento de Salette Tavares (Lourenço Marques, 1922 – Lisboa, 1994), autora de uma obra múltipla, articulada em linguagens rigorosas e inovadoras. Salette Tavares foi poeta, artista e performer, além de educadora. Por ocasião do centenário do seu nascimento, a Biblioteca Municipal de Beja e o IPBeja e a Rede Internacional de Bibliotecas Leitoras (RIUL) associam-se às iniciativas Reencontrar Salette Tavares, Cem Anos Agora: Educar, Brincar, Comunicar.

Imagem cortesia de Salette Brandão