What is Watt? (2007b)

What is Watt?

Projecto artístico interdisciplinar dinamizado a partir da Madeira. Edição (B) de 2007, no Museu de Arte Contemporânea do Funchal, com António Dantas, Carlos Caires, Carlos Valente, Catarina Pestana, Catarina Rocha, Celeste Cerqueira, Evangelina Sirgado, Fagundes Vasconcelos, Hugo Olim, Nídia Freitas, Pedro Pestana, Pedro Ruiz, Ricardo Barbeito, Silvestre Pestana, Vitor Magalhães. [Texto. Imagens]


Museu de Arte Contemporânea do Funchal, 31 agosto a 15 setembro 2007

O presente evento artístico What is Watt? dá continuidade às edições anteriores no questionamento dos meios de produção da obra de arte contemporânea e propõe-se assinalar a interdependência das experiências artísticas que se relacionam com a electricidade.

Deste modo, valoriza-se as produções artísticas inter mediáticas, em que a electricidade é assumida como um fluxo energético vital da operacionalidade do acto artístico contemporâneo e do social. A corrente eléctrica apresenta-se como um indispensável cordão umbilical e agente da realização da obra de arte, no intervalo que medeia a vida entre o estado intermitente on e off.

Estas considerações sobre a operacionalidade da obra de arte pressupõem uma atitude artística que valoriza os meios tecnológicos como parte constituinte e estrutural da cada obra, o que implica, no seu limite, uma crescente desmaterialização: a luz como definidora de espaços / ambientes: os mecanismos electrónicos como geradores de novas expressões, ritmos e efeitos visuais e, os recursos digitais enquanto linguagem própria, mas dependentes de uma fonte de alimentação alterna ou contínua.


Convite >

What is Watt? - Convite 2007

Imagens da exposição >

  1. Carlos Caires
  2. Nídia Freitas
  3. Catarina Pestana
  4. Catarina Rocha
  5. Celeste Cerqueira
  6. Carlos Valente
  7. Evangelina Sirgado
  8. Fagundes Vasconcelos
  9. Hugo Olim
  10. Ricardo Barbeito
  11. Pedro Ruiz
  12. Silvestre Pestana

Fonte > http://whatiswatt.org/index.htm


Páginas das exposições >


[Agradecemos a Hugo Olim, António Dantas e Silvestre Pestana a autorização que permitiu disponibilizar estas imagens no Arquivo Digital da PO.EX]