What is Watt? (2007a)

What is Watt?

Projecto artístico interdisciplinar dinamizado a partir da Madeira. Edição (A) de 2007, na XIV Bienal Internacional de Arte de Vila Nova de Cerveira, com António Barros, António Dantas, Carlos Caires, Catarina Pestana, Catarina Rocha, Celeste Cerqueira, Evangelina Sirgado, Hugo Olim, Nídia Freitas, Pedro Pestana, Pedro Ruiz, Silvestre Pestana, Vitor Magalhães. [Texto. Imagens]


XIV Bienal Internacional de Arte de Vila Nova de Cerveira, 18 agosto a 29 setembro 2007

O evento artístico “What is Watt?” agora apresentado na Bienal de Cerveira remete para as edições anteriores realizadas em 2001, 2003 e 2005 na cidade do Funchal / Madeira e em 2006 no Fórum da Maia.

O primeiro evento, em 2001, surgiu através do convívio e de afinidades territoriais entre alguns artistas. Tratou-se de um conjunto de artistas que apresentavam semelhanças na produção e no entendimento da obra de arte. Desde este primeiro evento a coesão do grupo remeteu para problemáticas artísticas inseridas no campo das produções da arte-técnica e na visualidade da obra de arte pela sua extensão tecnológica.

Na denominação deste projecto, a significativa interrogação “What is Watt?”, questiona a contínua emergência dos meios de produção da obra de arte e assinala a interdependência da experiência artística que lhe está conectada. Deste modo, trata-se de promover produções artísticas inter mediáticas, em que a electricidade é assumida como um fluxo energético vital da operacionalidade do social e do acto artístico contemporâneo. A corrente eléctrica apresenta-se como um indispensável cordão umbilical e agente da realização da obra de arte, no intervalo que medeia a vida entre o estado on e off.

Neste sentido, todos as obras apresentadas ao longo destes eventos, remetem para processos abertos e experimentais de produção artística, que pressupõem como princípio basilar, que diferentes suportes materializam exponencialmente diferentes estratégias e respostas, e que cada resposta equaciona uma identidade estética através de conceitos e projectos pessoais dos artistas que os formalizam.

As obras presentes na XIV Bienal de Cerveira, do “What is Watt?”, têm como elemento aglutinador o critério da mediação da electricidade na produção da obra de arte. A afectação a este critério pressupõe uma consciente atitude dos artistas para os meios tecnológicos que cada obra requer e propõe, o que implica, no seu limite, a sua desmaterialização: a luz como definidora de espaços / ambientes; os mecanismos electrónicos como geradores de novas expressões, ritmos e efeitos visuais e, os recursos digitais como uma linguagem própria, mas circunscritos numa necessária fonte de alimentação.


Imagens da exposição >

  1. Pedro Pestana
  2. Pedro Ruiz / Silvestre Pestana
  3. Celeste Cerqueira / Silvestre Pestana
  4. Celeste Cerqueira
  5. Nidia Freitas
  6. Nidia Freitas
  7. Silvestre Pestana
  8. Pedro Ruiz
  9. Vitor Magalhães
  10. Catarina Pestana
  11. Catarina Rocha
  12. António Barros

Fonte > http://whatiswatt.org/index.htm


Páginas das exposições >


[Agradecemos a Hugo Olim, António Dantas e Silvestre Pestana a autorização que permitiu disponibilizar estas imagens no Arquivo Digital da PO.EX]