What is Watt? (2005)

What is Watt?

Projecto artístico interdisciplinar dinamizado a partir da Madeira. Edição de 2005, no Museu de Arte Contemporânea do Funchal, com António Aragão, António Barros, António Dantas, António Nelos, Carlos Caires, Carlos Marques, Carlos Valente, Catarina Pestana, Catarina Rocha, Celeste Cerqueira, Celso Xavier, Evangelina Sirgado, Gilberto Gouveia, Hugo Olim, Nídia Freitas, Pedro Clode, Pedro Pestana, Pedro Ruiz, Rigo, Silvestre Pestana, Vitor Magalhães. [Texto. Imagens]


Museu de Arte Contemporânea do Funchal, 16 setembro a 22 outubro 2005

Nesta 3ª edição do evento artístico What is Watt? 2005, nas instalações do Museu de Arte Contemporânea do Funchal, Fortaleza de S. Tiago, reencontramos como fio condutor às diversas obras dos artistas participantes: o recurso às mediações dos produtos artísticos através de elementos que recorrem à electricidade.

A electricidade tornou-se desde a sua descoberta e ao longo do século XX, no fluxo energético [in] visível e vital da operacionalidade do social.

Este fluxo de corrente alterna ou contínua, iniciou uma nova inscrição, ou melhor, um novo paradigma de vivência e operacionalidade sobre o real, quando Edison em 1905, deu início à produção e comercialização da lâmpada eléctrica.

A lâmpada eléctrica tornou-se desde logo, enquanto meio e veículo da luminosidade, num poderoso e eficaz processo de presentificação da problemática das “Luzes”, assumindo a formulação anterior de “Sou a Luz” para em seu lugar “Produzo e Forneço a Luz”.

Tal pôde acontecer, pois ao recorrer a processos maquínicos, a técnica forjou a produção da luz (eléctrica), sobrepondo-se por este meio, á clara metáfora da iluminação espiritual ao socializar a sua produtividade através de voltagens, frequências e amplitudes. Esta nova racionalidade fornecida pela técnica, confrontou desde logo, as ancestrais matizes do sagrado (o sol, o ouro, o halo), com uma vertente mais profana e mundana nos afazeres diários: acende a lâmpada, liga o ecrã e desliga o computador.

Nas obras do evento artístico “What is Watt? 2005”, os artistas apresentam diversas proposições individualizadas que ficam disponíveis às controvérsias das operacionalidades técnicas.

Agradecimentos: Galeria Porta 33; Deptº Arte e Design da Universidade da Madeira.


Convite >

What is Watt? - Convite 2005


Imagens da exposição >

  1. Silvestre Pestana
  2. António Barros
  3. Catarina Rocha
  4. Celeste Cerqueira
  5. António Dantas
  6. Pedro Clode
  7. Vitor Magalhães / Pedro Pestana
  8. Evangelina Sirgado
  9. Catarina Pestana
  10. Hugo Olim
  11. Rigo
  12. Pedro Ruiz
  13. Carlos Caires
  14. Carlos Valente
  15. Nídia Freitas

Fonte > http://whatiswatt.org/index.htm


Páginas das exposições >


[Agradecemos a Hugo Olim, António Dantas e Silvestre Pestana a autorização que permitiu disponibilizar estas imagens no Arquivo Digital da PO.EX]