Colóquio

os sinais são as evidências que permanecem sempre apontando

Universidade Fernando Pessoa, Porto, julho 2021

(estaremos preparados para adaptar a um formato online, se necessário)

Organização: Rui Torres

Data limite para envio de propostas: 24 janeiro 2021

Call for Papers (versão PDF): SOS_AntonioAragao2021.pdf


SOS: chamada de trabalho(s)

potencialidade do acontecer
2021 – centenário do nascimento de antónio aragão
s. vicente (1921) – funchal (2008)

basta (ass)assinar
https://po-ex.net/tag/antonio-aragao/ 

qualquer dia nada resta. consumou-se um crime
história, urbanismo, arqueologia, etnografia

ilegibilidade essencial do objecto de arte
artes, ofícios, mediações

um leque – leque moderno, actual, contemporâneo
poesia, prosa, letras

um enfeixar de diferentes vozes
celebrar, conhecer, dialogar

disse antónio aragão
e nós procuramos múltiplas experiências, antenas receptivas

sentimos necessidade de comunicar
faça a sua citação/ a partir de antónio aragão
descubra/identifique um dos temas propostos
envie proposta c. 300 palavras + título, nome, bio/website
coloquioantonioaragao2021@gmail.com
até 24 janeiro 2021

 

temas propostos:

[1.1] um céu azul por cima e um pitoresco turístico em volta
história e etnografia
[antónio aragão investigou a história, urbanismo, arqueologia e etnografia do Arquipélago da Madeira: qual a importância e atualidade dos seus estudos?]

[1.2] ler é igual a ver e ver igual a ler
pintura e escultura
[antónio aragão criou pinturas, desenhos, aguarelas, colagens, livros de artista, esculturas: que desafios para um entendimento da arte essas obras ainda levantam?]

[1.3] forças semânticas imprevistas
poesia e prosa
[antónio aragão escreveu poemas, romances, contos, crónicas e teatro: qual a relevância desses textos para compreender a multiplicidade da literatura?]

[1.4] novas morfologias
concretas e visuais
[antónio aragão compôs obras caraterizadas pela espacialização, constelação e visualismo: qual o lugar do autor no contexto do experimentalismo literário?]

[1.5] a poesia deve ser tomada por todos os sentidos
tecnologia(s) e suporte(s)
[antónio aragão trabalhou em simbiose com fotocopiadoras, computadores, vídeo e mostrou-se atento ao som e à performance: que estímulos na sua obra permitem pensar a sociedade mediada?]

[1.6] o artista apenas oferece uma estrutura
estética e poética
[antónio aragão ensaiou crítica e teorização das artes: que nos dizem esses exercícios sobre o seu momento e que aspetos do seu pensamento ainda perduram?]

[1.7] qualquer coisa para comunicar
edição e difusão
[antónio aragão organizou e dinamizou publicações coletivas, exposições, debates e intervenções: que marcas deixou a sua ação comunicativa?]

[1.8] um certo convívio social e humano
correspondência e rede
[antónio aragão envolveu-se na arte por correio e correspondeu-se com agentes da cultura e das artes do seu tempo: que rasto dessas interlocuções identificamos?]

[1.9] atitude gostosamente polémica
intervenção e movimento(s)
[antónio aragão era um provocador e agitador de ideias: que nos ensina o seu espírito crítico sobre a importância de desviar (d)as normas?]

[1.10] inter-acção: acto-mútuo de concordância criativa
diálogo e comunicação
[antónio aragão escreveu a várias mãos com outros e influenciou artistas e poetas: quem se declara e se apresenta?]

 

Comissão Científica

Diogo Marques (Centro de Literatura Portuguesa, Univ. Coimbra)

Duarte Manuel Freitas (Univ. Autónoma de Lisboa)

Eunice Ribeiro (Univ. Minho)

Inês Cardoso (Instituto de Literatura Comparada Margarida Losa, Univ. Porto)

Isabel Santa Clara (Univ. Madeira)

Manuel Portela (Univ. Coimbra)

Rogério Barbosa da Silva (CEFET, Minas Gerais)

Rosa Maria Martelo (Univ. Porto)

Rui Carita (Univ. Madeira)

Sara Lacerda Campino (Instituto de Estudos de Literatura e Tradição, Univ. NOVA Lisboa)