Secção 5 >

Som-Texto (Poema sonoro) >

Capa de Porta-Voz, de Américo Rodrigues

"Américo Rodrigues publicou "Porta-Voz" [Registo sonoro] em 2014, na Guarda, pela Bosq-íman:os records, acompanhado de um objecto de José Teixeira. Sintomático do que se vai ouvir: Américo Rodrigues é o responsável por "Poesia, vozes, brinquedos, trompa de caça, pedras, paus, trombone de aboboreira, megafone, búzio, chocalhos, campaínhas, unhas de lama, piaçaba e tubo de PVC". Numerário é uma brincadeirrrrra, e brincando nos fazemos homenzinhos: contam-se aqui os números; sobrepõem-se as contagens dos números; risos, números, risos. Uma economia. Uma ironia com a economia." (RT)

Américo Rodrigues, "Numerário"


Texto-Som (Leitura) >

Soneto Soma 14x, de E. M. de Melo e Castro

Nuno M Cardoso, "Soneto soma 14x" de E. M. de Melo e Castro


Derivação >

Ctu Telectu é o título do primeiro álbum de Telectu, nome dado por Jorge Lima Barreto ao projecto formado por ele e por Vítor Rua no início dos anos de 1980. Melo e Castro escreve o poema Sete Megatoneladas em 1968, onde surge a palavra “Telectu”.

Hugo Oliveira, em Alternativas e proposições para uma experimentação sonora na arte contemporânea portuguesa pós 25 de Abril: "o trabalho de Melo e Castro destaca-se também da seguinte forma na obra dos Telectu: (a) capa para as edições fonográficas Belzebu (1983, LP) e Digital Buiça (1990, LP); (b) experiências fonéticas e compositivas a partir do seu poema SONETO SOMA 14X (Off Off, 1984, LP); (c) colaborações em conjunto na execução de bandas sonoras para videopoesia. Esta colaboração de Melo e Castro com os Telectu é igualmente decisiva para documentar um par de ideias: (a) submeter a declamação de um poema a uma série de efeitos electrónicos, tendo em conta o poema em questão, SONETO SOMA 14X,o seu uso foi abordado como um elemento “concretista musical”, não havendo interesse numa mensagem a não ser a conceptual; (b) chegar a novos públicos através do formato fonográfico e dos arranjos gráficos. (...) É no tema CORNUCÓPIA que se escuta a experiência fonética a partir do poema de Melo e Castro SONETO SOMA 14X. Não havendo qualquer tipo de preocupação no sentido de fazer passar uma mensagem verbal, a voz que declama o soneto é usada como se se tratasse apenas de mais um som concreto no meio da composição, um instrumento apenas com um significado sonoro. No meio dos sons electrónicos de fonte “não identificável”, a voz processada através de um flanger (voz de João Perry), torna-se ainda mais resistente à percepção convencional, anulando de imediato a possível aproximação que se poderia estabelecer com uma mensagem verbo-semântica."

Telectu e E. M. de Melo e Castro

TELECTU; Soneto soma 14x


Ou então, como ler? >

Poemas gerados por computador originalmente programados por Pedro Barbosa em 1976 usando os programas de geração textual «Permuta» e «Texal» [retextualizações por Rui Torres usando o poemario.js de Nuno Ferreira].

http://www.po-ex.net/pedrobarbosa/PB_ELC3.html


Processo/manipulação (Kyma) >

Luís Aly: Singing Duet


E que role a RoletAly (FortunAtely)!