P a r a   u m a   r e v i s i t a ç ã o   d o   L u g a r _ L i v r o


Para responder ao convite formulado para participação no ciclo "Nas Escritas PO.EX", com realização em 2012-2014, na Casa da Escrita de Coimbra, espaço cultural da Câmara Municipal de Coimbra, apresentei a exposição: "PROGESTOS_OBGESTOS, 1972-2012". Mostra de 50 obras e elementos bibliográfico-documentais inerentes à actividade que desenvolvi num arco temporal de 40 anos no domínio da Poesia Experimental Portuguesa, tendo sido a exposição realizada de 30 de Novembro a 21 de Dezembro de 2012, conforme cronograma oficial (e que resultou com solicitada extensão de calendário até 4 de Janeiro de 2013).

A diagramação e dinâmica da exposição explorou um Conceito renovado de "Residência Artística" onde, enquanto autor, com uma extensão 'transitiva' das obras, 'habitei' numa performatividade obgestual o lugar e sua condição arquitectónica [Ler tb > Entre o objecto de arte e a especificidade arquitectónica do lugar, por João Mendes Ribeiro].

A exposição não pretendeu, no seu estudo diagramático e estrutural, proporcionar uma visão antológica, mas diferenciadas 'visitações' num tempo exploratório. Um enunciar do testemunho de vivenciações diversas da escrita pocurando uma razão para a sua poiesis.

Nesse sentido conjugaram-se na Mostra a apresentação de 15 obras, parte integrante da Colecção da Fundação de Serralves, 5 obras da Colecção de Augusta Vilalobos, 1 obra da Colecção de Ernesto Melo e Castro, 1 obra da Colecção da Fundação Bienal de Cerveira e 28 obras de outras colecções particulares e do autor. Um registo videográfico com emissão permanente de: "Com Pés de Vegécio" complementou, então, a dinâmica da Mostra.

As comunicações de João Fernandes (Subdirector do Museu Nacional de Arte Reina Sofia) e Sónia Pina (Investigadora do Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens da Universidade Nova de Lisboa) conferiram outras perspectivas para um entendimento da Obra exposta e em construção aqui enunciada [in Textos de enquadramento].

Visitas que conduzi enquanto Autor de "PROGESTOS_OBGESTOS", com o Curador da Casa da Escrita, contemplaram públicos e personalidades específicas: Reitor da Universidade de Coimbra, Prof. Doutor João Gabriel Silva; Presidente da Câmara Municipal de Coimbra em 2012, Dr. João Paulo Barbosa de Melo; Diretor da Imprensa da Universidade de Coimbra, Prof. Doutor Delfim Leão; e Curso de Licenciatura do CIAB e de História da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra com Direcção do Prof. Doutor Saúl António Gomes, entre outras [in Actividades paralelas].

Uma consulta ao Arquivo Digital da PO.EX permite hoje uma leitura póstuma ao Evento com uma visita à Galeria de Imagens [in Obras Expostas] e registos videográficos da operação enunciatória do Edifício_Lugar_Livro, precedentes e colateralidades na construção de uma Identidade de Obra [in Materiais audiovisuais]; como ainda à leitura de uma constelação de textos de diferentes autores que permitem uma orientação primeira no sentido de um estudo interessado sobre a Obra "Poética Experimental", como da razão dos conceitos de OBGESTO e de PROGESTO, e mesmo das inerentes e convulsivas contaminações [in Textos de enquadramento, e in Obras Expostas - textos anexos].

"PROGESTOS_OBGESTOS" foi apresentada na moldura das comemorações da Casa da Escrita onde a Prof. Doutora Maria José Azevedo Santos, então Vice-Presidente e Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Coimbra enunciou:

"No âmbito do 2' Aniversário da Casa da Escrita, a Câmara Municipal de Coimbra promove um conjunto assinalável de acontecimentos culturais. Destacamos, do Programa Geral, o ciclo "Nas Escritas PO.EX" iniciado a 3 de Outubro, com a Exposição "Do leve à luz", de Ernesto Melo e Castro, e continuado, agora, com a Exposição "Progestos_Obgestos, 1972-2012", do artista contemporâneo António Barros. Saliente-se, entretanto, que ao aniversário da Casa da Escrita se junta a evocação de quatro décadas de intervenção artística de António Barros, cuja obra de uma estética e plástica singulares, é (re)conhecida em Portugal e no estrangeiro".

Pelos empenhos formulados na realização do Evento, inerentes registos e plataforma documental com edição no Arquivo Digital da PO.EX [po-ex.net/], cumpre-me um especial agradecimento às personalidades contributivas: Agustín Pérez Rubio, Alegna Cammarano, Alexandra Leite, António Preto, Assunção Pestana, Augusta Vilalobos, Bruna Valter, Clara Almeida Santos, Delfim Leão, Dina Sebastião, Emanuel Dimas de Melo Pimenta, Ernesto Melo e Castro, Filipe Carvalho, Giancarlo Cavallo, Henrique Patrício, João Armando Ribeiro, João Fernandes, João Gabriel Silva, João Mendes Ribeiro, João Paulo Barbosa de Melo, João Rasteiro, Jorge Pais de Sousa, José Carlos Seabra Pereira, José Santiago, José Tolentino Mendonça, Laurindo Fonseca, Lúcia Santos, Manaíra Athayde, Manuel Portela, Margarida Anjos Amaro, Maria José Azevedo Santos, Paulo Fonseca, Paulo Oliveira, Rui Torres, Silvestre Pestana, Sónia Pina, Telmo Verdelho e Teresa Matias. Agradecimento também ao Museu de Arte Contemporânea do Porto - Fundação de Serralves; UCV-Televisão Web da Universidade de Coimbra; ESEC_TV-Escola Superior de Educação de Coimbra/RTP2; à FILA K Cineclube; ao Arquivo Digital da PO.EX - Universidade Fernando Pessoa e ao MUSAC - Museo de Arte Contemporáneo de Castilla y León.