Descrição > ALMEIDA, Isabel. Le baroque chez Ana Hatherly. Plural Pluriel, [S.l.], n. 16, sep. 2017. ISSN 1760-5504. http://www.pluralpluriel.org/index.php/revue/article/view/76


Résumé > Artiste, écrivaine, Ana Hatherly fut aussi professeur de littérature des XVIIe-XVIIIe siècles. Si son intérêt initial pour le baroque, en valorisant la poésie visuelle – ludus, riche de prodiges et défis – s’explique largement par sa propre expérience et curiosité d’artiste d’avant-garde, le développement de son travail, comme scholar, lui a permis de contextualiser et de mettre en évidence la complexité des codes de signification et l’intime rapport entre poesia et pictura pendant cette période. Mots-clé > baroque, jeu, signification.

Resumo > Artista e escritora, Ana Hatherly foi também professora de literatura dos séculos XVII e XVIII. Se o interesse primeiro pelo Barroco, valorizando a poesia visual – ludus, rico de prodígios e desafios – pode ser largamente explicado pela sua experiência e curiosidade enquanto artista de vanguarda, o trabalho que desenvolveu, como scholar, permitiu-lhe contextualizar e pôr em evidência a complexidade dos códigos de significação e a íntima relação que uniu poesia e pictura neste período. Palavras-chave > barroco, jogo, significação.

Abstract > Artist and writer, Ana Hatherly has also been professor of literature of the XVIIth-XVIIIth centuries. If her first interest on baroque led her to discover the production of visual poetry – ludus, full of challenges – and can be explained by her experience and curiosity as an avant-garde artist, the development of her work, as a scholar, allowed her to contextualize and to exploit the complexity of the codes of signification, as well as the close relation that unites poesia and pictura during this period. Keywords > baroque, play, signification.