Descuido de uma (re)leitura. À maneira de posfácio


Após acidental encontro da publicação numa biblioteca pessoal, em Braga, a 18 dezembro de 2015, nesta revisitação, formulo - em forma de homenagem a Alberto Pimenta e à memória de Jorge Vasques -, uma releitura de "Descuido duma leitura; à maneira de posfácio (no café Tropical. 13 Jan. 83. Coimbra)", texto que publiquei, a convite do autor, em "TRI PT ICO", de Alberto Pimenta, Edição & etc e tal, Lisboa, 1983, e para resultar como Posfácio da obra referida.

"Conductus", de Alberto Pimenta também, o espectáculo parateatral, teve a interpretação de Isabel Carlos, Jorge Vasques e José António Bandeirinha, e foi uma peça inédita criada para o Simposium Projectos & Progestos, iniciativa realizada na Universidade de Coimbra, no Teatro Estúdio do CITAC, quando assumi a direção artística deste espaço de experienciação das linguagens, mormente as performativas no princípio dos anos oitenta.

Como sucedeu no texto de origem, e em acordo com o autor, as citações foram colhidas aos três textos de "TRI PT ICO" como exercício de leitura terminal. De Posfácio, pretensamente nunca conclusivo.


[Agradecemos a António Barros a autorização que permitiu disponibilizar esta obra no Arquivo Digital da PO.EX]