Descrição > Autor: !Von Calhau! | Título: NN | Editora: Fundação de Serralves | Data de publicação: 2011 | ISBN: 978-972-739-261-2 | Publicação relacionada com a exposição «Discurso Visual / Visual Speech», Instituto Araújo Porto, 2011, Projeto Sonae/Serralves.

Inclui dois livros: «!Von Calhau!» [com imagens de performance na exposição, com ensaio de Ricardo Nicolau «Discurso visual» (pp. 17-47, versão inglesa «Visual Speech» pp. 49-79)]; e «NN» [com anagramas, palíndromos e várias ilustrações, além de textos inscritos em notas de rodapé (de "Nódoas de roda pé" a "Notas de rota a pé", e em cabeçalho (de "3499 depois da Crista" a "3398 antes do Cúmulo"). Todos estes materiais, aqui textualizados, constituem elementos usados pelos !Von Calhou! nas suas múltiplas intervenções. Nota da publicação: "Esta publicação foi editada no âmbito de um projecto de residências artísticas e exposições site-specific co-produzido pela Fundação de Serralves e pela SONAE. A exposição que integrou o trabalho da dupla de artistas !Von Calhau!, intitulada «Discurso Visual» e que apresentou ainda trabalhos da artista britânica Charlotte Moth realizados durante a sua residência na cidade do Porto, esteve patente no espaço do antigo Instituto Araújo Porto entre 19 de Novembro e 22 de Dezembro de 2011."


NN

[Fotografias de Marta Ângela e João Alves]


Mais info >


Texto de serralves.pt > "A dupla de artistas !Von Calhau! nasceu em 2006 na cidade do Porto e desde então o seu trabalho desenvolve-se numa linha criativa e experimental dentro mas também fora do circuito habitual das artes plásticas. Com uma abordagem singular, a obra dos !Von Calhau! engloba áreas tão diferentes como a música, o cinema, a performance ou os jogos de linguagem (anagramas, palíndromos), contribuindo para a construção de um denso, e por vezes bizarro, imaginário. Este livro de artista, publicado por ocasião da edição de 2011 do Projeto Sonae/Serralves, é composto por um pequeno livro de palíndromos e por uma brochura com um ensaio de Ricardo Nicolau (curador da exposição)."

Ligação externa para aquisição da obra >


Ver tb >

Apresentação e leitura do livro, Live at Old School [20 Março 2013, Teatro Praga] >

Texto de Old School: "von Calhau! é a designação do corpo de trabalho desenvolvido em comunhão por Marta Ângela e João Alves desde 2006; von Calhau! é partilha manipulada ao retardador à procura de ritmos lunares em ecos oceânicos desenhados por interiores pardos de pan rajadas espectrais via truques magnéticos expansivos apreendidos na gruta cónica da radiação potencial em queda directa à harmonia posta em fuga." [Retirado de oldschoolpomba.blogspot.pt]


[Agradecemos aos !Von Calhau! a autorização que permitiu disponibilizar estas imagens no Arquivo Digital da PO.EX]