Resultados do Projecto (1 Março 2010 - 28 Fevereiro 2013)


LIVROS >

  1. D. Silva, Poéticas Intermédia. Ensaios de poesia contemporânea, artes e mídias. Goiânia, PUC-GO, Kelps, Brasil, 2011. ISBN 978-85-8106-085-9.
  2. M. Portela, Scripting Reading Motions: The Codex and the Computer as Self-Reflexive Machines. Cambridge, MA: MIT Press, 2013. 491 pp. ISBN: 9780262019460
  3. R. Torres, Herberto Helder Leitor de Raul Brandão, Porto, Ed. UFP, 101 pág and CD-ROM, Dez 2010. ISBN 978-989-643-063-4.
  4. R. Torres & S. Baldwin, orgs. PO.EX: Essays from Portugal on Cyberliterature and Intermedia by Pedro Barbosa, Ana Hatherly, and E.M. de Melo e Castro. West Virginia University Press / Center for Literary Computing, 2014. ISBN-13: 978-1-938228-74-2 (pb); 978-1-938228-76-6 (elec); 978-1-938228-75-9 (pdf)
  5. R. Torres, org. Poesia Experimental Portuguesa: Contextos, Ensaios, Entrevistas, Metodologias. Porto, Edições UFP, 2014. 213 p. ISBN 978-989-643-121-1

OUTROS - Organização de livros e números especiais de revistas >

  1. D. Silva, R. Torres, orgs. Texto Digital, Volume 8, Número 2, Dossiê "Textualidades em mídias digitais: estéticas intermídia e ciberliteratura". Santa Catarina, Universidade Federal de Santa Catarina, Brasil, 2012. ISSNe 1807-9288. pp. 224-395.
  2. M. Portela, org., Revista de Estudos Literários, Volume 2, Tema: "Literatura no Século XXI", Coimbra: Centro de Literatura Portuguesa, 2012, 570 páginas, ISSN 2182-1526.
  3. R. Torres, ed., Special Issue, "Literature and Media", Romance Notes, Volume 51, Número 3. Chapel Hill, UNC Press, 74 pág, 2011. ISSN 0035-7995
  4. R. Torres, M. Portela, orgs. Cibertextualidades, Número 5, "Electronic Publishing Models for Experimental Literature". Porto, Ed. UFP, 2013. ISSN 1646-4435.

ARTIGOS EM REVISTAS INTERNACIONAIS >

  1. D. Silva,  R. Torres, “Poesia luso-brasileira contemporânea: do verbo ao pixel”, Revista Via Litterae - Revista [online] de Linguística e Teoria Literária, Volume 2, Número 1, Anápolis, Universidade Estadual de Goiás, pp. 189-205, Dez 2010. ISSN 2176-6800. http://www2.unucseh.ueg.br/vialitterae/assets/files/volume_revista/vl_v2_v1/65-Poesia_luso-brasileira_contemporanea-do_verbo_ao_pixel-DEBORA_SANTOS-RUI_TORRES.pdf
  2. D. Silva, “Entre o texto e a tela [...]”, in J. L. Antonio, Poesia eletrônica: negociações com os processos digitais, São Paulo, FAPESP; Itu, SP, Autor; Belo Horizonte, MG, Veredas & Cenários, CD-ROM, 2010. ISBN: 978-85-7926-015-5 (Navegar Editora)/ 1-892280-82-5 (Luna Bisonte Prods).
  3. D. Silva, “Un Coup de Dés: La Lyrique à Venir”, Romance Notes, Volume 51, Número 3, Chapel Hill, UNC Press, pp. 271-292, 2011. ISSN 0035-7995.
  4. D. Silva, C. SILVA, “Poéticas Intermédia: As Interfaces do Amor”, Percursos da Narrativa Brasileira Contemporânea, volume II, org. Flávio P. Camargo & João B. Cardoso. Goiás, Editora da PUC Goiás. pp. 15-36, 2011. ISBN 978-85-7103-733-5.
  5. D. Silva, M. Mattos, “Ciberliteratura [...]”, in J. L. Antonio, Poesia eletrônica [...], 2010.
  6. D. Silva, "Poesia eletrônica e escrita criativa: ensino de literatura em hipermédia", in Ebe Maria de Lima Siqueira; Meililayne Ribeiro de Oliveira; Wilton Cardoso Moreira. (Orgs.). Vivências poéticas, experiências de leitura. Goiania, UFG/Vieira, v. 2, pp. 25-36,  2011.
  7. D. Silva, “Ler, lendo, ecrilendo [...]”, III Congresso Latino-americano Compreensão Leitora, UnB, Brasília, Brasil, 2010.
  8. D. Silva, R. Torres, "Textualidades em mídias digitais: estéticas intermídia e ciberliteratura - Apresentação dos organizadores", Texto Digital, Volume 8, Número 2, Textualidades em mídias digitais: estéticas intermídia e ciberliteratura. Santa Catarina, UFSC, Brasil, pp. 224-228, 2012. ISSNe 1807-9288.
  9. D. Silva, R. Torres, “Textualidade em Mídias Digitais [...]”, VIII Seminário de Iniciação Científica e V Jornada de Pesquisa e Pós-Graduação, Goiás, U. Estadual Goiás, Brasil, Dez 2010.
  10. D. Silva, R. Torres, “Pesquisa e mediação pedagógica no ensino de literatura em meio digital”, Concepções e Práticas de Ensino num Mundo em Mundança. Diferentes Olhares para a Didática, org. José Carlos Libâneo, Mariliza V. R. Suanno & Sandra V. Limonta. Goiás, Editora da PUC Goiás, pp. 143-160. ISBN 978-85-64604-02-5.
  11. E. P. Barroso, "«Alternativa Zero»: The Memory of Being Contemporary in Portugal”, Journal of Artists' Books, Número 32, Columbia College Chicago, Center for Book and Paper Arts, pp. 29-31. Fall 2012. ISSN 1085-1461.
  12. E. P. Barroso, "Migrações poéticas e derivações visuais: concretismo, experimentalismo e artes plásticas em Portugal", Texto Digital, Volume 8, Número 2, Textualidades em mídias digitais: estéticas intermídia e ciberliteratura. Santa Catarina, UFSC, Brasil, pp. 273-301, 2012. ISSNe 1807-9288.
  13. E. P. Barroso, "Words and Painting exchange roles: Concretism, experimentalism and fine arts in Portugal”, Journal of Artists' Books, Número 32, Columbia College Chicago, Center for Book and Paper Arts, pp. 21-28. Fall 2012. ISSN 1085-1461.
  14. E. Simões, “A Study on Visual Literacy: Similarities between Visual Strategies in Portuguese Concrete Poems of the 70s and Contemporary Ads”, Exploring Visual Literacy Inside, Outside and through the Frame. Ed. Aundreta Conner Farris and Frieda Pattenden. Oxford, Inter-Disciplinary Press, pp. 67-76, 2012. ISBN: 978-1-84888-112-9.
  15. M. C. C. B. Sequeira, "O Mestre. Os Mestres. A Mestria (a propósito de O Mestre de Ana Hatherly). Inmutabilidade/Mutabilidade do texto ou o poder da(s) leitura(s)", Impossibilia - Revista Internacional de Estudios Literarios, Universidade de Granada, "Formatos y palabras: crear, leer, transmitir", Número 1, pp. 14-24, Abr 2011. ISSN 2174-2464.
  16. M. Portela, "Multimodal Editing and Archival Performance: A Diagrammatic Essay on Transcoding Experimental Literature", Digital Humanities Quarterly, Volume 8, Number 1, 2014. <http://www.digitalhumanities.org/dhq/vol/8/1/000175/000175.html>
  17. M. Portela, “Autoauthor, Autotext, Autoreader: The Poem as Self-assembled Database", Writing Technologies, Volume 4, pp. 43-74, 2012. ISSN 1754-9035. http://www.ntu.ac.uk/writing_technologies/current_journal/124936.pdf
  18. M. Portela, “Between Code and Motion: Generative and Kinetic Poetry in French, Portuguese, and Spanish”, Romance Notes, Volume 51, Número 3, Chapel Hill, UNC Press, pp. 305-334, 2011. ISSN 0035-7995.
  19. M. Portela, “The Text in the Machine, and the Machine in the Text [...]”, Digital Humanities Quarterly, Volume 4, Número 1, pp. 1-12. Summer 2010. http://www.digitalhumanities.org/dhq/vol/4/1/000087/000087.html
  20. P. Reis, “Primórdios da poesia em computador – anos 60, 70 e 80 do século XX”, Romance Notes, Volume 51, Número 3, Chapel Hill, UNC Press, pp. 293-304, 2011. ISSN 0035-7995.
  21. R. Torres, M. Portela e M. C. C. B. Sequeira, "Methodological rationale for the taxonomy of the PO.EX Digital Archive", New Literary Hybrids in the Age of Multimedia Expression. Crossing borders, crossing genres, ed. Cornis-Pope, Marcel, Amsterdam and New York: John Benjamins Publishing Company, pp. 42-55. ISBN: 978-902-723-463-6.
  22. R. Torres, "«The dead must be killed once again»: Plagiotropia as Critical Literary Practice", Electronic Book Review. ISSN 1553-1139. http://www.electronicbookreview.com/thread/electropoetics/plagio
  23. R. Torres, "Arquivos Digitais e Literatura Experimental: Pressupostos e Constrangimentos", Non-Lyric Discourses in Contemporary Poetry. Org. Burghard Baltrusch & Isaac Lourido. München, Martin Meidenbauer [Peter Lang], pp. 79-85, 2012. ISBN 978-3-89975-289-2.
  24. R. Torres, "Das cantigas como processos combinatórios - protótipo de um trabalho de geração textual e intertextual a partir da poesia dos Cancioneiros e de releitura de Salette Tavares", Texto Digital, Volume 8, Número 2, Textualidades em mídias digitais: estéticas intermídia e ciberliteratura. Santa Catarina, UFSC, Brasil, pp. 390-392, 2012. ISSNe 1807-9288.
  25. R. Torres, "Forward: Literature and Media", Romance Notes, Volume 51, Número 3, Chapel Hill, UNC Press, pp. 305-334, 2011. ISSN 0035-7995.
  26. R. Torres, "Sustentabilidade e entropia na geração textual variacional: PoemAds – sob o signo da devoração", Texto Digital, Volume 8, Número 2, Textualidades em mídias digitais: estéticas intermídia e ciberliteratura. Santa Catarina, UFSC, Brasil, pp. 361-375, 2012. ISSNe 1807-9288.
  27. R. Torres, “Concrete Poetry in Portugal: Experimentalism and Intermediality”, Poetica: An International Journal of Linguistic-Literary Studies, Número 74, Special Issue Concrete Poetry: An International Debate, ed. Tomoyuki Iino and Steve Clark, Tokyo, Japan, Yushudo Press, pp. 31-45, 2010. ISSN 0287-1629; ISBN 978-4-8419-0576-2.
  28. R. Torres, “Literatura experimental, educació i eines interactives multimèdia”, Poesia contemporània, tecnologies i educació, ed. Gloria Bordons, Barcelona, Pub. U. Barcelona, pp. 49-53, Mar 2010. ISBN 978-84-475-3430-2.
  29. R. Torres, “Preservación y diseminación de la literatura electrónica: por un archivo digital de literatura experimental”, Arizona Journal of Hispanic Cultural Studies, Volume 14, pp. 281-298, 2010. ISSN 1096-2492.
  30. R. Torres, “Teaching Poetry With New Media”, Teaching Literature at a Distance. Open, Online and Blended Learning, ed. Takis Kayalis and Anastasia Natsina. London, Continuum Publishing, pp. 137-147, 2010. ISBN 978-0-8264-2703-8.
  31. R. Torres, “Visuality and Material Expressiveness in Portuguese Experimental Poetry”, Journal of Artists' Books, Número 32, Columbia College Chicago, Center for Book and Paper Arts, pp. 9-20. Fall 2012. ISSN 1085-1461.
  32. R. Torres, M. Portela, “A Bibliography of Portuguese Experimental Poetry”, Journal of Artists' Books, Número 32, Columbia College Chicago, Center for Book and Paper Arts, pp. 32-35. Fall 2012. ISSN 1085-1461.

ARTIGOS EM REVISTAS NACIONAIS >

  1. D. Silva, H. Silvestre, M. Santos, "Representações da modernidade líquida na ciberpoesia de Antero de Alda", Poesia Experimental Portuguesa: Contextos, Ensaios, Entrevistas, Metodologias, Porto, Edições UFP, p. 83-100, 2014. ISBN 978-989-643-121-1.
  2. D. Silva, L. Guimarães, “An experience of authorship, pedagogical mediation and research in DE (Distance Education)”, Cibertextualidades, Nº4, pp. 129-140, Porto, Ed. UFP, 2011. ISSN 1646-4435.
  3. E. P. Barroso, "Gesto signo escrita na pintura portuguesa do século XX", Poesia Experimental Portuguesa: Contextos, Ensaios, Entrevistas, Metodologias, org. Rui Torres, Porto, Edições UFP, p. 68-82, 2014. ISBN 978-989-643-121-1.
  4. E. P. Barroso, "Palavra e Pintura em trocas de papéis. Concretismo, experimentalismo e artes plásticas em Portugal", Cibertextualidades, Número 5, Porto, Ed. UFP, pp. 43-63, 2013. ISSN 1646-4435.
  5. E. P. Barroso, "Pintura e poesia experimental: Ambientes e contextos na segunda metade do século XX português", Poesia Experimental Portuguesa: Contextos, Ensaios, Entrevistas, Metodologias, org. Rui Torres. Porto, Edições UFP, p. 32-47, 2014. ISBN 978-989-643-121-1.
  6. J. L. Antonio, "Melo e Castro: Poesia, experimentalismos e tecnologias", Poesia Experimental Portuguesa: Contextos, Ensaios, Entrevistas, Metodologias, org. Rui Torres, Porto, Ed. UFP, p. 153-188, 2014. ISBN 978-989-643-121-1.
  7. M. C. C. B. Sequeira, "Ana Hatherly - a força da inovação / o poder da memória (reinterpretação da figura de Mnemosine)", Narrativas do Poder Feminino, org. M. J. F. Lopes, A. P. Pinto, A. Melo, A. Gonçalves, J. A. Silva, M. Gonçalves. Ed. ALETHEIA – Associação Científica e Cultural, Faculdade de Filosofia da Universidade Católica Portuguesa, 2012. ISBN 978-972‐697‐205-1.
  8. M. do C. B. de Sequeira, "Alberto Pimenta: Uma leitura quase incompleta", Poesia Experimental Portuguesa: Contextos, Ensaios, Entrevistas, Metodologias, org. Rui Torres, Porto, Ed. UFP, p. 56-67, 2014. ISBN 978-989-643-121-1.
  9. M. Portela, “Autoautor, autotexto, autoleitor: o poema como base de dados”, Revista de Estudos Literários. Literatura no século XXI, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Número 2, pp. 203-240, 2012. ISSN 2182-1526.
  10. M. Portela, "Como fazer poemas com objetos", Poesia Experimental Portuguesa: Contextos, Ensaios, Entrevistas, Metodologias, org. Rui Torres, Porto, Ed. UFP, p. 189-191, 2014. ISBN 978-989-643-121-1.
  11. M. Portela, "Uma reinvenção visual da leitura: a poesia gráfica de Ana Hatherly", Poesia Experimental Portuguesa: Contextos, Ensaios, Entrevistas, Metodologias, org. Rui Torres, Porto, Ed. UFP, p. 48-55, 2014. ISBN 978-989-643-121-1.
  12. P. Barbosa, "Contributos para uma teoria quântica do cibertexto", Revista de Estudos Literários. Literatura no século XXI, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, Número 2, pp. 121-184, 2012. ISSN 2182-1526.
  13. P. Reis, "Videopoesia: Produção poética híbrida em língua portuguesa", Poesia Experimental Portuguesa: Contextos, Ensaios, Entrevistas, Metodologias, org. Rui Torres, Porto, Ed. UFP, p. 101-116, 2014. ISBN 978-989-643-121-1.
  14. R. Torres, “Cicatrizando, de Américo Rodrigues (CD audio) [Resenha]”, Praça Velha, C. M. Guarda, Número 27, pp. 372-373, Jun 2010. ISSN 0873-8343.
  15. R. Torres, "De poemas e obgestos: Oito parágrafos para uma aproximação às artitudes de António Barros", Poesia Experimental Portuguesa: Contextos, Ensaios, Entrevistas, Metodologias, org. Rui Torres, Porto, Ed. UFP, p. 192-194, 2014. ISBN 978-989-643-121-1.
  16. R. Torres, "Do Texto Digital ao Cibertexto: Percursos de Escrileitura", Entre Centros e Margens. Textos e práticas das novas interculturas, ed. Clara Sarmento, pp. 105-124, 2013. Porto, Centro de Estudos Interculturais / Edições Afrontamento. ISBN: 978-972-36-1325-4.
  17. R. Torres, D. Silva, “Teoria da Informação e Concepção Poética em Salette Tavares”, Revista da FCHS, Número 7, pp. 240-251, Porto, Ed. UFP, 2011. ISSN 1646-0502
  18. R. Torres, M. Portela, "Electronic Publishing Models for Experimental Literature", Cibertextualidades, Número 5, Porto, Ed. UFP, pp. 9-13, 2013. ISSN 1646-4435.
  19. R. Torres, M. Portela e M. C. C. B. Sequeira, "Justificação metodológica da taxonomia do Arquivo Digital da Literatura Experimental Portuguesa", Poesia Experimental Portuguesa: Contextos, Ensaios, Entrevistas, Metodologias, org. Rui Torres, Porto, Ed. UFP, p. 203-212, 2014. ISBN 978-989-643-121-1.
  20. R. Torres, “Salette Tavares”, Salette Tavares – Desalinho das Linhas, ed. Margarida Veiga, Lisboa, Centro Cultural de Belém / Plano Nacional de Leitura, pp. 5-22, Mar 2010.
  21. R. Torres, “Um Corvo Nunca Mais”, Revista da FCHS, Número 7, pp. 54-63, Porto, Ed. UFP, 2011. ISSN 1646-0502.
  22. R. Torres, "Visualidade e expressividade material na poesia experimental portuguesa", Poesia Experimental Portuguesa: Contextos, Ensaios, Entrevistas, Metodologias, org. Rui Torres, Porto, Ed. UFP, p. 9-31, 2014. ISBN 978-989-643-121-1.

TESES E DISSERTAÇÕES


INV. DE PÓS-DOUTORAMENTO >

  1. D. Silva, "Textualidade em mídias digitais: interfaces do discurso na cultura visual contemporânea", Pós-doutoramento, Universidade Fernando Pessoa. 2010.

TESES DE DOUTORAMENTO >

  1. M. A. Vieira, "Árvore: Conhecimento e Unidade. Visão Interdisciplinar entre Arte e Ciência", Doutoramento em Ciências Sociais, Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal. 2011.

TESES DE MESTRADO >

  1. D. Gomes, "Reconfiguração do conhecimento no espaço hipermediático: Análise e avaliação de cinco arquivos digitais", Mestrado em Ciências da Comunicação - Tecnologias da Comunicação, Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal.