O projecto CD-ROM da PO-EX (Poesia Experimental Portuguesa - Cadernos e Catálogos), com a Referência POCI/ELT/57686/2004, teve como Investigador Responsável Rui Torres e como Instituição Proponente a Fundação Ensino e Cultura Fernando Pessoa (FECFP). Teve Início a 01-07-2005 e terminou em 30-06-2008.


O objectivo deste projecto foi recolher, classificar, digitalizar e reproduzir em formato electrónico, a produção da poesia concreta e visual portuguesa associada ao Movimento da Poesia Experimental dos anos 60 (conhecido como PO.EX), com vista à produção de um CD-ROM de divulgação da mesma. Considerou-se para esse efeito como espólio da PO.EX os Cadernos, Suplementos, objectos, catálogos e panfletos.


FCT ciencia-inovacao-2010 UFP

 


Este projecto foi financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia com fundos da União Europeia.


 


Poesia Experimental Portuguesa – Estado da Arte

[Pedro Reis]

O experimentalismo surge como um dos mais profícuos campos com vista à superação de limites diversos a que uma teorização dos géneros parecia terconfinado a literatura ocidental. Desde Mallarmé, e com continuidades desiguais com futuristas, dadaistas, surrealistas, construtivistas, letristas ou concretistas, aexperimentação literária, ao longo do século XX, traduziu-se essencialmente numa atitude transgressora face a convenções dominantes e gramáticas específicas.Adoptando uma postura aberta de descoberta do novo, buscando originalidade nos métodos compositivos, o processo de experimentação literária surge em certosentido aparentado à experimentação científica, se atendermos a que, impessoalizando a obra, o autor experimental põe em relevo o processo da suaexecução.

Com esta produção poética é possível identificar uma configuração dominante,detectável numa variedade de novas experiências formais levadas a cabo por poetas de muitos países, essencialmente a partir da Segunda Guerra Mundial, comoresposta à percepção de necessidades vivenciais e linguísticas do homem contemporâneo.De facto, excedendo as fronteiras dos países em que nasce e dos idiomas em que se cria, esta poesia, que, dado o recurso a signos para lá da verbalidade, podemosdesignar como intermediática, na esteira de Clüver (2002), Higgins (1989) ou Vos (1997), coloca-se num plano supranacional, uma vez que o tratamento que propõeda linguagem seria exequível em qualquer idioma, como o prova o facto de ter sido realmente realizada em línguas tão díspares, como as analíticas portuguesa oufrancesa, a sintética inglesa e a não-flexionada e “isolante” japonesa.

Identificada noutros países como concreta, visual, espacial, cinética ou “visiva”, em Portugal, nos anos 60, auto-designou-se como poesia experimental. Nãoobstante esta relativa especificidade nacional, o conjunto de poetas que integrou o movimento foi, todavia, completamente contemporâneo do seu tempo, marcandopresença em exposições e publicações internacionais muito significativas neste contexto, tais como as antologias de Emmett Williams (1967) ou Mary Ellen Solt (1970). Os mais representativos foram Abílio-José Santos, Alberto Pimenta, Ana Hatherly, António Aragão, António Barros, Ernesto de Melo e Castro, Fernando Aguiar, José Alberto Marques, Liberto Cruz, Salette Tavares e Silvestre Pestana.

O arauto desta produção poética em Portugal, a revista de que saíram dois números, intitulou-se efectivamente Cadernos de Poesia Experimental e, emboraintegrando o movimento internacional, uma das particularidades do experimentalismo português residia na vontade de associar a necessidade derenovação da comunicação literária, indo a contra-corrente dos padrões literários estabelecidos, à desmontagem do discurso do poder instituído. O facto deassumirem um posicionamento anti-lírico e anti-saudosista e de produzirem textos e objectos tão contrários às tendências aceites, contrariando os hábitosdominantes de aceitação e fruição do objecto artístico, demonstra como o experimentalismo pretendia insurgir-se contra o statu quo sócio-cultural, e terámesmo pretendido assumir-se como um acto de subversão política. Com este pano de fundo, lançaram os experimentalistas portugueses a proposta de um novoconstrutivismo do discurso, apoiando-se sobretudo no poder da comunicação visual.

Não obstante a sua inegável importância no contexto literário, a Poesia Experimental Portuguesa continua a ser uma realidade pouco conhecida do grande público literário. Se numa fase inicial tal poderia ficar a dever-se ao facto de tersido alvo de uma certa marginalização, como consequência do carácter disruptivo de muitas das suas propostas, nos dias de hoje esse desconhecimento deriva da escassa divulgação. Efectivamente, os referidos Cadernos de Poesia Experimental,a antologia mais representativa da tendência em Portugal (Marques e Melo e Castro, 1973), a colectânea de textos críticos e manifestos (Hatherly e Melo eCastro, 1981) e também Poemografias (Aguiar e Pestana, 1985), o último livro que reúne nomes históricos com alguns dos mais recentes continuadores, sãopublicações há muito esgotadas e sem que se vislumbre qualquer possibilidade de reedição. Nem o previsto catálogo da notável exposição, PO-EX: OExperimentalismo Português entre 1964 e 1984, realizada entre 17 de Setembro e 28 de Novembro de 1999, no Museu de Serralves, viu ainda a luz do dia e,atendendo ao tempo já decorrido, poderemos questionar-nos se alguma vez verá.

A propósito do presente projecto, ao facultar o acesso a autores, obras e ensaios, éprecisamente o de contribuir para atenuar, senão mesmo inverter, este estado da arte, já que com a publicação do CD-ROM, que constitui o seu resultado matérico,torna-se possível a sua disseminação, sob várias formas tais como exposições, colóquios, mas também como material didáctico ou conteúdo a incluir em sítios daInternet, contribuindo tudo isto, em nosso entender, para a valorização deste inestimável património.


Referências

Aguiar, Fernando e Silvestre Pestana (eds.), 1985, Poemografias – Perspectivas daPoesia Visual Portuguesa. Lisboa: Ed. Ulmeiro.

Clüver, Claus, 2002, “Concrete Sound Poetry: Between Poetry and Music”, in ErikHedling e Ulla-Britta Lagerroth (eds.), Cultural Functions of IntermedialExploration. Amesterdão e Nova Iorque: Rodopi: 163-78.

Hatherly, Ana e E. M. de Melo e Castro (eds.), 1981, Po-Ex – textos teóricos edocumentos da poesia experimental portuguesa. Lisboa: Moraes Editores.

Higgins, Dick, 1989, “Pattern Poetry as Paradigm”, in Poetics Today 10.2: 401-28.

Marques, José Alberto e E. M. de Melo e Castro (eds.), 1973, Antologia da PoesiaConcreta em Portugal. Lisboa: Assírio & Alvim.

Solt, Mary Ellen, 1970(ed.), Concrete Poetry: A World View. Bloomington eLondres: Indiana UP.

Vos, Eric, 1997, “The Eternal Network: Mail Art, Intermedia Semiotics, InterartsStudies”, in Ulla-Britta Lagerroth, Hans Lund e Erik Hedling (eds.): 325-36.

Williams, Emmett (ed.), 1967, An Anthology of Concrete Poetry. Nova Iorque: Something Else Press.


 


Projecto CD-ROM da PO.EX (2005-2008)


Unidade de Investigação - CETIC >

  • Rui Torres (Investigador Responsável; Professor Associado da FCHS-UFP)
  • Pedro Reis (Professor Auxiliar da FCHS-UFP)
  • Pedro Barbosa (Professor Coordenador da ESMAE-IPP)
  • Maria do Carmo Castelo Branco (Professora Associada da FCHS-UFP)
  • Elisa Costa (Professora Associada da FCHS-UFP)
  • Elsa Simões (Professora Auxiliar da FCHS-UFP)
  • José Manuel Torres (Professor Auxiliar da FCT-UFP

Instituição Participante - CEREM >

  • Nuno M. Ribeiro (Professor Auxiliar da FCT-UFP)

Consultores >

  • 2005 - Ernesto M. de Melo e Castro (Poeta da PO-EX; Professor ESAP)
  • 2006 - Sérgio Bairon (Professor Universidade de São Paulo; Director do NuPH)

Bolseiros de Investigação

  • Set.-Dez. 2005 -- Raquel Monteiro - Estudos Literários
  • Set.-Dez. 2006 -- Rodrigo Melo - Design e Multimédia 
  • Set.-Dez. 2007 -- Ciro Miranda - Programação e Hipermédia

 


Comunicações em conferências realizadas no âmbito do projecto CD-ROM da PO.EX >


3 Junho 2008, SESC-SP, Pinheiros, Brasil, Autoria e recepção em meio digital: Metodologias para produção e avaliação de cibertextos, Conferência de Abertura do Simpósio Internacional de Artemídia e Cultura Digital, Autoria e Textualidade na Era Digital, USP, Brasil [Rui Torres]


29 Maio 2008, La Casa Encendida, Espanha, Lo analógico en lo digital, lo nuevo en lo viejo: reflexiones acerca de la experimentación poética en el medio digital, Yuxtaposiciones'08 - Microfestival de poesía y polipoesía [Rui Torres]


11 Abril 2008, Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Portugal, Produção de conhecimento e(m) hipermédia, RAM-Projecto & Investigação – BANG Festival. [Rui Torres]


25 Janeiro 2008, Universidade de Santiago de Compostela, Espanha, Ciberliteratura, ciberdramaturgia e hipermédia, Programa de Doutoramento de Teoria da Literatura e Literatura Comparada. [Rui Torres]


8 Dezembro 2007, Kala Academy, Goa/Panjim, Índia, Masterclass sobre Poesia Digital e Apresentação do projecto da Poesia Experimental portuguesa, DigitalPowerPoetry. [Rui Torres]


8 Setembro 2007, Universidade Fernando Pessoa, Ponte de Lima, Portugal, Apontamentos sobre Interdisciplinaridade em Projectos de Investigação sobre Humanidades e Informática, nos Seminários “Da Convivência Científica à Interdisciplinaridade”. [Rui Torres]


5 Julho 2007, Universidade de Utreque, Holanda, Remediating Experimental Poetry; and AlletSator – A window to the future, International Conference Re-Mediating Literature. [Rui Torres & Pedro Reis]


31 Junho 2007, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil, Alletsator – o retomar da viagem: de ciberdrama a hipermédia, I Colóquio Internacional de Ciberliteratura. [Pedro Reis]


30 Junho 2007, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil, Transformação, transposição e variação na ciberliteratura de língua portuguesa, I Congresso Internacional de Ciberliteratura. [Rui Torres]


21 Junho 2007, Universidade Fernando Pessoa, Portugal, Digitalização e recriação hipermédia de literaturas experimentais: o caso da poesia experimental portuguesa, Poster no CISTI 2007, 2ª Conferência Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação. [José Manuel Torres & Rui Torres]


22 Maio 2007, Université Paris VIII, França, Poésie Experimentale Portuguaise – Revisitée et Recréée, E-Poetry 2007. [Pedro Reis]


4 Maio 2007, Universidade de Santiago de Compostela, Espanha, Teoria e Metodologia da Ciberliteratura, Programa de Doutoramento de Teoria da Literatura e Literatura Comparada. [Rui Torres]


23 Abril 2007, ESMAE / IPP – Porto, Portugal, Apresentação de AlletSator, Aula Aberta de Estética e Teoria Teatral. [Pedro Barbosa & Rui Torres]


17 Fevereiro 2007, Delegação do Porto da Universidade Aberta, Portugal, Hipermédia, poesia e crítica: A pesquisa e a experiência de cooperação com o Núcleo de Pesquisa em Hipermídia, Seminários de Investigação em Antropologia Visual. [Rui Torres]


26 Janeiro 2007, Anfiteatro 1 da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal, A Reticularidade Hipermediática, Ciclo de Conferências do CECL-Centro de Estudos de Comunicação e Linguagens. [Rui Torres & Sérgio Bairon]


24 Janeiro 2007, Escola de Jornalismo da Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal, Produção de conhecimento em Hipermédia, Conferências do CETAC.COM-Centro de Estudos de Tecnologia, Arte e Comunicação. [Sérgio Bairon & Rui Torres]


14 de Dezembro de 2006, Auditorium da Universitat Oberta de Catalunya, Barcelona, Espanha, “Where are Literary Studies heading for in the European context? The case of Portugal”, in: Literay Studies in the European framework: Looking Ahead.  [Rui Torres]


5 de Dezembro de 2006, Instituto Cervantes, Pequim, China, “Panorama da poesia experimental portuguesa: da poesia visual à poesia digital”, in: 0 1 Poesia Digital.  [Rui Torres]


6 de Novembro de 2006, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal – “Remediação e transposição na poesia gráfica de Salette Tavares” –   Colóquio sobre Poesia Experimental - Diálogos a partir de Joan Brossa – Anfiteatro 1 da FCSH da Universidade Nova de Lisboa.  [Rui Torres]


6 de Novembro de 2006, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal – “Poesia experimental portuguesa revisitada – a “poesia (re)encontrada” de António Aragão” –   Colóquio sobre Poesia Experimental - Diálogos a partir de Joan Brossa – Anfiteatro 1 da FCSH da Universidade Nova de Lisboa. [Pedro Reis]


13 de Outubro de 2006, Faculdade de Letras da Universidade do Porto, Portugal – “Poesia experimental e Ciberliteratura: por uma literatura marginal izada?” - II Congresso de Literaturas Marginais. Anfiteatro Nobre da Universidade do Porto, 12 e 13 Outubro 2006. [Rui Torres]


27 de Setembro de 2006, Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal – “Da poesia: Remediação e transposição da poesia experimental” - Debate - Do impresso ao digital: Narrativa, poesia e teatro e as cibertextualidades emergentes. Auditório da Universidade Fernando Pessoa, 27 Setembro 2006. [Rui Torres]


27 de Setembro de 2006, Universidade Fernando Pessoa, Porto, Portugal – “Do teatro: A ciberdramaturgia e o estado quântico da literatura” - Debate - Do impresso ao digital: Narrativa, poesia e teatro e as cibertextualidades emergentes. Auditório da Universidade Fernando Pessoa, 27 Setembro 2006. [Pedro Barbosa]


10 de Abril de 2006, University of North Carolina at Chapel Hill, Estados Unidos da América – “Literary Criticism and Hypermedia: from Concrete to Digital Poetry”. Palestrante Convidado do Institute of Latin-american Studies e do Departamento de Romance Languages. 10 Abril 2006. [Rui Torres]


23 de Março de 2006, Escola de Comunicação e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil – “Hipermédia, Poesia e Crítica”. Palestrante Convidado. Acta Media, Simpósio Internacional de Arte e Cultura Digital; Coordenação do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte. 23 Março 2006. [Rui Torres]


22 de Março de 2006, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, Brasil – “Poesia Experimental e Ciberliteratura”. Palestrante Convidado. Programa de Estudos Pós-graduados em Literatura e Crítica Literária. 22 Março 2006. [Rui Torres]


 


Está disponível o CD-ROM da PO.EX neste Arquivo Digital da PO.EX.

Além das releituras propostas e dos artigos escritos no âmbito do projecto, apresentam-se as seguintes revistas:

  • Poesia Experimental: 1º caderno antológico. Organizado por António Aragão e Herberto Helder. Lisboa, A. Aragão, 1964. 90 p. : il., 30 cm., (Cadernos de hoje ; 4). Inclui separata "Roma nce de iza mor fismo e poema fragmentário", de António Aragão
  • Visopoemas, catálogo da exposição; Lisboa, [s.n.], 1965. Galeria Divulgação, Lisboa, inaugurada a 2/1/1965, com a colaboração de A. Aragão, E. M. de Melo e Castro, H. Helder, Barahona da Fonseca e Salette Tavares.
  • Poesia Experimental: 2º caderno antológico. Organização de António Aragão, E. M. de Melo e Castro, Herberto Helder. Lisboa, A. Aragão, 1966. [13] cadernos. : il., 30 cm., (Cadernos de hoje ; 4). Inclui separata "MÚSICA E NOTAÇÃO", de Jorge Peixinho
  • Hidra 2. Org. E. M. de Melo e Castro. Lisboa, Quadrante, 1969. 10 p. : il, 35,5. Publicação inclui objectos reais que funcionam como "poema-objecto" (carteira de fósforos, balão, folhas de exercícios em stencil, desdobráveis e envelope).
  • Operação 1. Org. E. M. de Melo e Castro. Lisboa, A. Aragão [et al.], 1967. 25 f. em capa própria : il.; 51,5 cm. Contém - cartazes/ António Aragão; Alfabeto Estrutural/ Ana Hatherly; 10 sintagmas/ E. M. de Melo e Castro; 9 homeóstatos/ José Alberto Marques; 4 epithalamia/ Pedro Xisto; capas/ João Vieira