Performance de Judd Morrisey, 19 Maio 2014, 21h30, espaço Sonoscopia (Rua da Prelada, 33 - ao largo do Carvalhido). Entrada livre. http://sonoscopia.pt/


Descrição > Operatus é uma performance ao vivo de um sistema poético - narrativo generativo, distribuído entre ecrãs, objectos interactivos e camadas de realidade aumentada. O trabalho envolve uma gama de contextos históricos e contemporâneos de observação e análise forense, incluindo os primeiros teatros cirúrgicos modernos, a lógica dedutiva de Sir Arthur Conan Doyle e The Stud File, um arquivo metódico de provas pessoais documentando as experiências sexuais de Samuel Steward, artista de tatuagens do século XX, pornógrafo e amigo de Gertrude Stein.


Sobre o Autor > Judd Morrissey | Chicago (USA) é escritor e code artist. As suas obras de literatura electrónica, performance interdisciplinar e instalação digital têm sido apresentadas em festivais e exposições nos Estados Unidos e na Europa, designadamente no Museu de Arte Contemporânea de Chicago, Centro de Cultura Contemporânea de Barcelona, Landmark@ Bergen Art Museum, House of World Cultures (Berlim), Teatre & DT ( Zagreb) e Centro Cultural de Chicago. Entre as suas obras literárias digitais, destaca The Precession (2009 - 2011), The Jew's Daughter (Electronic Literature Collection, 2006), My Name is Captain, Captain (Eastgate Systems, 2002) e The Last Performance [dot org] (2009), projecto de escrita colaborativa, arquivo e visualização de texto para o qual recebeu a Creative Capital / Andy Warhol Foundation Arts Writers' Grant em 2007. O seu trabalho tem sido objecto de inúmeros ensaios críticos e recensões em jornais e revistas, incluindo New York Times, The New Republic, RAINTAXI e Iowa Review. Judd Morrissey é mestre em belas artes [MFA] pela Universidade de Brown e é actualmente Professor Associado no Instituto de Arte de Chicago, onde lecciona nos domínios da Escrita, Arte e Tecnologia, e Performance. Foi membro do colectivo de performance Goat Island de 2004 até 2009, data de término do colectivo.

Mais info em: judisdaid.com