Entre 16 e 17 de Setembro de 2016, decorre no Centro Cultural dos Condes de Vinhais a 2ª edição da Bienal "Jorge Lima Barreto - Arte é Vida e Vida é Arte!".


Esta iniciativa integra, na sua segunda edição (ver notícia da primeira edição), uma constelação de obras de autores que habitaram a geografia e as pluridisciplinares áreas do planeta de interesses artísticos de Jorge Lima Barreto (1949-2011), onde a PO.EX se inscreve.

Além das exposições e concertos, complementa a mostra uma exposição bibliográfico-documental sobra a Vida e Obra do exímio autor Jorge Lima Barreto, valor singular da Cultura e Arte Contemporânea portuguesas.


bienal JLB cartaz


As várias actividades incluem apresentação de livros, como "Estética da Comunicação Musical - A Improvisação", de Jorge Lima Barreto [tese de doutoramento na Universidade Nova de Lisboa], uma Co-edição da Câmara Municipal de Vinhais e da Imprensa da Universidade de Coimbra. Na capa, imagem inédita de E. M. de Melo e Castro. Apresentação por José Bragança de Miranda, da Universidade Nova de Lisboa, com a presença do Director da Imprensa da Universidade de Coimbra, Delfim Leão.

 

jorge-lima-barreto-capa


Também se realizarão dois concertos de homenagem a Jorge Lima Barreto. O primeiro com JP Simões, Isabel Barros e Ilda Teresa Castro, no dia 16 de setembro. O segundo, a 17 pelas 21h30, a encerrar a Bienal, “Vincos” com Carlos Barreto, Carlos Zíngaro, Vítor Rua e António Barros.

 

bienal JLB vincos


As exposições incluem instalações, pintura e escultura de Silvestre Pestana, António Palolo, João Ferreira, Celeste Cerqueira, Ilda Teresa Castro e a obra “Aura – Elegia a Jorge Lima Barreto”, instalação inédita de António Barros, obra de arte em espaço público residente na Capela de São Caetano, no Centro Cultural Solar dos Condes de Vinhais.

 

bienal JLB antoniobarros aura


Programa completo >

 

bienal JLB cartaz


Mais info >