Originalmente publicado em http://www.cecl.com.pt/pt/actividades/formacao-avancada/341-encontro-com-jean-pierre-balpe-e-rui-torres


24 Abril, 5ª feira, 18h | Sala T14, Torre B, Faculdade de Ciências Sociais e Humanas / Universidade Nova de Lisboa (campus Av. Berna, Lisboa)


Conferência integrada no seminário de Mestrado Culturas do Eu, coordenado por Maria Augusta Babo


Jean-Pierre Balpe é professor, escritor e investigador no domínio da literatura e da informática. Foi director do departamento de hipermédia da Universidade de Paris VIII - St. Denis, entre 1990 e 2005. Foi também co-director do Centre Interdisciplinaire de Recherches en Esthétiques Numériques (Paris 8 - Ministère de la Culture, DAP) e co-fundador com Maurice Benayoun do CITU (Création Interactive Transdisciplinaire Universitaire) até 2005. Dirigiu ainda o laboratório Paragraphe entre 1990 e 2004. É conferencista em várias universidades internacionais.


Rui Torres (www.telepoesis.net) estudou comunicação, literatura e hipermédia - e agora ensina os seus cruzamentos e metodologias na Universidade Fernando Pessoa, Porto, e no Erasmus Intensive Program em European Digital Literatures da Universidade Complutense de Madrid, Espanha. Tem livros, artigos e outros textos publicados sobre poesia experimental e ciberliteratura. É coordenador do Arquivo Digital da PO.EX (www.po-ex.net), resultante de dois projectos FCT/UE e no âmbito dos quais recuperou e retextualizou várias obras pioneiras no âmbito da poesia gerada por computador. É Membro do Board of Directors da Electronic Literature Organization (http://eliterature.org/people/) e autor de literatura electrónica publicada em CD-ROMs; na Anthology of European Electronic Literature; e na Electronic Literature Collection Vol. 2.