Seminário Transversal, por Chris Funkhouser, na FLUC

February 15th, 2013

Post original: http://matlit.wordpress.com/2013/02/08/seminario-transversal-por-chris-funkhouser/

MatLit_Cartaz_CF

Christopher T. Funkhouser, Consultor do Projecto PO.EX’70-80, leccionou um seminário transversal, intitulado «Materiality in Digital Poetry: Old + New», no dia 15 de fevereiro de 2013, pelas 14h30, na Sala de Informática (3º piso, Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra). Resumo do seminário: «Digital media has initiated a range of new material forms within the practice of poetry. Accumulating numerous physical conditions and possibilities, digital poetry constantly—since its onset—finds ways to impart shifts in figural relations between expressive forms, resources, and readers. This talk will introduce examples of historical and contemporary works, divulging inventive compositional approaches by practitioners such as Ladislao Pablo Györi, Eduardo Kac, John Cayley, Amaranth Borsuk and Brad Bouse, Jeff T. Johnson, and others.» Cartaz do Seminário [PDF].

Chris Funkhouser é Diretor do Programa de Communication and Media Studies do New Jersey Institute of Technology e um dos grandes especialistas mundiais em poesia digital. Além de inúmeros artigos, Funkhouser publicou dois livros essenciais na bibliografia dedicada à literatura electrónica: Prehistoric Digital Poetry: An Archaeology of Forms, 1959-1995 (Tuscaloosa: University of Alabama Press, 2007), no qual descreve as primeiras décadas de produção poética computacional, organizando a sua arqueologia em três grandes géneros – geração automática de texto, poesia digital visual e cinética, e poesia hipertextual e hipermédia; e New Directions in Digital Poetry (Londres: Continuum, 2012), no qual analisa em profundidade algumas das práticas e géneros que se desenvolveram no contexto da World Wide Web, entre meados dos anos 90 e a atualidade. A sua análise das estratégias de significação e das possibilidades de leitura das obras programadas constitui um modelo de close reading das textualidades intermédia e das dinâmicas processuais das obras digitais, refletindo o seu extenso trabalho neste domínio como artista, crítico e historiador.

A visita de Chris Funkhouser a Portugal decorre no âmbito do projeto de investigação financiado pela FCT «PO.EX: Um Arquivo Digital de Literatura Experimental Portuguesa» (CECLICO, Universidade Fernando Pessoa, 2010-2013, referência: PTDC/CLE-LLI/098270/2008), coordenado por Rui Torres.

Colóquio “Poesia experimental. Materialidades e representações digitais”

February 1st, 2013

No âmbito do projecto PO.EX’70-80 (PTDC/CLE-LLI/098270/2008), procurou-se recolher, classificar e reproduzir, em formatos digitais, a poesia concreta, visual e sonora, a videopoesia, o happening e a literatura cibernética dos anos 1970 e 80 em Portugal. Este projecto apresenta agora ao público os resultados deste trabalho de preservação de uma herança literária que é fundamental para compreender as novas textualidades digitais. Pretende-se com este Colóquio apresentar e discutir os resultados do projecto: a nível teórico e científico, através de apresentações focadas nos processos de mediação na poesia contemporânea; a nível metodológico e técnico, disponibilizando uma taxonomia de conceitos para organizar e classificar as relações conceptuais da produção poética experimentalista. Será ainda uma oportunidade para celebrar o experimentalismo poético numa sessão de encerramento com performances de poesia sonora.

PROGRAMA – versão pdf – Colóquio Poesia Experimental

9h30 – 18h @ Salão Nobre da Universidade Fernando Pessoa [Praça 9 de Abril, 349 – Porto]

Apresentação do Arquivo Digital da Literatura Experimental Portuguesa – Materiais, estrutura e funcionalidades

  • 9h30 > Rui Torres, Manuel Portela, Ana Viale Moutinho e José Manuel Torres

Mesa 1 – Materialidades da poesia experimental: concretismo, visualidade e linguagem

  • 10h15 > Eduardo Paz Barroso – Gesto, escrita, signo na pintura portuguesa: coincidências e dissidências
  • 10h30 > Maria do Carmo Castelo Branco – Movimentos no tempo e na(s) poética(s) – interrogações (a propósito da poesia experimental de Ana Hatherly e Alberto Pimenta)
  • 10h45 > Pedro Reis – Videopoesia – produção poética híbrida em língua portuguesa
  • 11h00 > Elsa Simões – Uma nova forma de literacia visual? Continuidades e descontinuidades na poesia concreta portuguesa e apropriações contemporâneas
  • Moderação de Rui Torres

Mesa 2 – Edição electrónica da poesia experimental: multimodalidade, taxonomia e metodologias

  • 11h30 > Manuel Portela – O arquivo digital como transcodificação
  • 11h45 > Rui Torres – Taxonomias e metodologias de trabalho em arquivos digitais
  • Moderação de Ana Viale Moutinho

Intervalo para Almoço

Mesa 3 – Recepção da poesia experimental: investigação, exposições, antologias

  • 14h30 > Jorge Pais de Sousa – Comissariando Nas Escritas PO.EX
  • 14h45 > Eunice Ribeiro – Antologiar o experimentalismo
  • 15h00 > Sónia Oliveira – Exposições documentais na Biblioteca de Serralves
  • 15h15 > Catarina F. Cardoso – Livros de artista, edições de autor e produção independente: a procura da sistematização
  • Moderação de Pedro Reis e Eduardo Paz Barroso

Mesa 4 – Autoria: práticas autorais na senda do experimentalismo – Relações entre poesia e tecnologia

  • 16h00 > Mesa Redonda com a participação de Antero de Alda e Pedro Barbosa
  • Moderação de Manuel Portela

Sessão de Encerramento

  • 17h00 > Chris T. Funkhouser
  • Apresentação e Moderação de Rui Torres

19h – 20h @ Maus Hábitos – Espaço de Intervenção Cultural [Rua Passos Manuel 178, 4º – Porto]

Performances de poesia sonora

  • 19h00 > Aranhiças & Elefantes
  • 19h30 > Américo Rodrigues

Para mais informações, por favor contactar Coordenador do projecto PO.EX’70-80: Rui Torres <rtorres@ufp.edu.pt>

ORGANIZAÇÃO -> Projecto PO.EX’70-80 – Arquivo Digital da Literatura Experimental Portuguesa [Refª: PTDC/CLE-LLI/098270/2008] | CECLICO – Centro de Estudos Culturais, da Linguagem e do Comportamento | Universidade Fernando Pessoa

APOIOS -> Fundação Ensino e Cultura Fernando Pessoa (FECFP) | Fundação para a Ciência e a Tecnologia (fundos estruturais da UE e fundos nacionais do MCTES) | Poetry Bar | Espaço de Intervenção Cultural Maus Hábitos

Participação no I Simpósio Internacional & V Simpósio Nacional de Literatura e Informática

November 20th, 2012

Rui Torres fez uma comunicação, via Skype, no dia 20 de Novembro de 2012, durante a Mesa Redonda “Criação poética e meio digital”, no I Simpósio Internacional & V Simpósio Nacional de Literatura e Informática, realizado no Auditório Henrique Fontes – CCE-B da Universidade Federal de Santa Catarina pelo Núcleo de Pesquisas em Informática, Literatura e Linguística (NuPILL). Participaram também nesta mesa Wilton Azevedo, Clemente Padin e Francisco Marinho.

Read the rest of this entry »

Conferência Inaugural nas II Xornadas de Literatura e Ensino

November 9th, 2012

Rui Torres fez uma comunicação inaugural intitulada Literatura digital e ensino criativo: a escrileitura como ferramenta de releitura crítica da tradição no passado dia 9 de Novembro de 2012, nas II Xornadas de Literatura e Ensino: Escribir e ler na escola de hoxe para a cidadanía de mañá. Estas jornadas foram organizadas pela Asociación de escritores em lingua galega e realizaram-se no MUPEGA – Museu Pedagóxico de Galicia, Santiago de Compostela, Espanha. Programa aqui.

The PO.EX Archive and Exhibition Possibilities na Noruega

October 30th, 2012

Rui Torres proferiu uma comunicação intitulada The PO.EX Archive and Exhibition Possibilities, no dia 30 de Outubro de 2012, no Workshop On Curating And Exhibiting Electronic Literature, no Hordaland Kunstsenter, em Bergen, Noruega. Organizado pelo projecto ELMCIP, estiveram ainda presentes investigadores como Scott Rettberg, Nick Montfort, Roderick Coover, Dene Grigar, Søren Pold e Talan Memmott, entre outros. Além do Workshop, realizaram-se ainda um conjunto de Performances na Gallery 3.14, em Bergen: “An Evening of Digital Narratives and Poetry”, com Roderick Coover, Nick Montfort, Scott Rettberg, Talan Memmott, Kristian Pedersen e Rui Torres.

Read the rest of this entry »

Conferência nas Jornadas Internacionales de Poesía Experimental: Poéticas, Crítica y Recepción

October 25th, 2012

Rui Torres, I.R. do projecto PO.EX, proferiu no dia 25 de Outubro de 2012 a conferência “Dissemination Of Portuguese Experimental Poetry: Characterizing And Forming New Audiences”, no âmbito das Jornadas Internacionales de Poesía Experimental: Poéticas, Crítica y Recepción, realizadas no MACBA, Museu d’Art Contemporani de Barcelona, organizadas pelo Grupo de investigación POCIÓ. Poesia i educació, da Universidade de Barcelona, nos dias 25 e 26 de Outubro de 2012.

Read the rest of this entry »

Apresentação de poster no 11º Congresso da BAD

October 20th, 2012

Ana Moutinho participou com um poster no 11º Congresso da Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas, que teve lugar na Fundação Calouste Gulbenkian nos dias 18, 19 e 20 de Outubro de 2012. O poster, intitulado “Arquivos digitais: interseção entre o educacional e o social” foi elaborado em co-autoria com Isabel Cristina Rodrigues Ferreira da Universidade Federal de Lavras (Brasil) e que irá resultar num artigo, tinha como objetivo mostrar como é que os Recursos Educacionais Abertos (REA), especificamente os arquivos digitais, podem fazer a interseção entre a educação, através da utilização dos seus recursos em sala de aula, e a sociedade, levando os alunos a ter uma perceção crítica sobre os conteúdos e a questionar sobre práticas ou conceitos do meio envolvente.

Read the rest of this entry »

Apresentação de poster na 3.ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto

October 2nd, 2012
Ana Moutinho participou com um poster na 3.ª Conferência Luso-Brasileira de Acesso Aberto, organizada pela Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN), Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e pela Universidade Nova de Lisboa (UNL), que teve lugar no edifício da Reitoria da UNL nos dias 1 e 2 de Outubro de 2012.

O poster, intitulado “PO.EX 70-80 – Arquivo Digital da Literatura Experimental Portuguesa: comunidades e coleções no DSpace”, tinha como objetivo apresentar uma metodologia de organização e classificação de literaturas e práticas artísticas multimodais a partir do projeto PO.EX’70-80 – Arquivo Digital da Literatura Experimental Portuguesa que vai utilizar a plataforma DSpace para mostrar os seus cerca de sete mil documentos. Sítio da conferência: http://www.acessolivre.pt/c/index.php/confoa2012/confoa2012

O poster pode ser consultado no Repositório Institucional da UFP em: http://hdl.handle.net/10284/3339.

Projeto PO.EX’70-80 no colóquio ELO 2012

June 25th, 2012

Manuel Portela participou no colóquio da Electronic Literature Organization (ELO) ‘Electrifying Literature: Affordances and Constraints’, em representação do projeto PO.EX’70-80. O Colóquio, que incluiu comunicações, performances e várias exposições de literatura eletrónica («The ELO 2012 Media Art Show»), decorreu na Universidade de West Virginia, em Morgantown, entre os dias 20 e 23 de Junho. Além da participação na oficina «Linking Database Projects», coordenada por Joseph Tabbi em representação do CELL (Consortium for Electronic Literature), Manuel Portela apresentou a comunicação «Performing the Digital Archive: Remediation, Emulation, Recreation».

Read the rest of this entry »

Conferência “Ciência / Humanidades / Tecnologia” (Jornadas de Reflexão), na UFP

June 5th, 2012

Organização: Conceição Manso, Maria do Carmo Castelo Branco, Pedro Duarte, Rui Torres | DIAS: 4 e 5 de Junho | LOCAL: Salão Nobre da Universidade Fernando Pessoa

PROGRAMA

Dia 4 de Junho – manhã – 9h

SESSÃO DE ABERTURA: Reitor da Universidade

1ª JORNADA: D. Dinis: os Ciclos e as Vias (comemorando o centenário do seu nascimento) – 10h

Moderador / Comentador: Pedro Reis

Judite de Freitas: “Rex in regno suo est Imperator – D. Dinis e a construção do Estado em Portugal”

Maria do Carmo Castelo Branco: “A poesia dionisíaca – transposições textuais e intertextualidade” – comunicação

Rui Torres: “Das Cantigas como processos combinatórios – Protótipo de um trabalho de geração textual e intertextual a partir de poesia de D. Dinis e de Salete Tavares”

Otília Lage “Apogeu da idade média portuguesa: normação dionisina (língua, ensino e direito)” – comunicação

Dia 4 de Junho – Tarde – 15h.

2ª JORNADA: Globalização e Tecnologia (a propósito do centenário do nascimento de MacLuhan) “A tecnologia é a resposta. Mas qual será a pergunta?” (Cedric Price)

Moderador /Comentador: Rui Torres

Rui Antunes: “Marshall MacLuhan’s Book of Quotes”

Pedro Reis: “Desafios colocados pelas TIC às práticas pedagógicas”

Ricardo Pinto: “O meio é a miragem – McLuhan na era da comunicação virtual”

Dia 5 de Junho

3ª JORNADA: Literatura e Ciência – Ciência e Poiesis

Manhã – 9.30h

Moderador /Comentador: Conceição Manso

Eduardo Paz Barroso: “Poesia e Imagem: breves notas para uma ciência improvável”.

Pedro Duarte: “Aquilino Ribeiro e uma problemática actual: A Gestão de Recursos Naturais” – comunicação

Maria do Carmo Castelo Branco: “Poesia e Conhecimento: Da “Ode Triunfal” à Poesia de António Gedeão”

José Alves: “ A Medicina, a Literatura, a Poesia” – comunicação

Pedro Barata: “A Cultura Médico-Científica na Comédia de Dante “

Ana Cristina Carvalho: “Reflexos da ecologia humana em Terra Fria de Ferreira de Castro”

4ª JORNADA: Literatura e Ciência – Ciência e Poiësis

Tarde – 15h

Moderador / Comentador: Luís Santos

Maria de Fátima Lambert: “Viagens dos Europeus no Brasil: desenho – pintura = flora + fauna”

Anabela Castro: “Mortos ainda assim morremos” – comunicação

Maria Adelina Vieira: “Literatura e Ciência: o valor do ínfimo em Teilhard de Chardin e Jorge Luís Borges”

Ernesto Santos: “Entre as “Duas Culturas”: A teia teórica na era do lectoespectador”

Lemos de Sousa e Cristina Rodrigues: “Novos mundos ao Mundo: As viagens dos Descobrimentos e a História da Geologia”